-
Sending link on
Não recebeu o link para download?
Digitalize o Código QR e faça o download do aplicativo WinZO em seu telefone. Receba R$1 de bônus de inscrição e jogue mais de 20+ jogos
OPÇÕES DE PAGAMENTO DISPONÍVEIS
20+
JOGOS
R$10.000
TODOS OS DIAS
OPÇÕES DE PAGAMENTO DISPONÍVEIS
POR QUE WINZO
SAQUE
RÁPIDO
INSTALAÇÃO
SEGURA
SEM
BOTs
CERTIFICADO
RNG
Tabela de Conteúdo
Como Jogar Truco
O Truco é um jogo de baralho tão conhecido e popular no Brasil, que parece que foi inventado pelos próprios brasileiros, tendo até uma data comemorativa: o dia 11 de julho. Este jogo enche os bares e botequins de diversão com uma alegria que contagia a todos, sendo muito comum também em festas e reuniões de família ou entre amigos.
Mas você sabia que o Truco tem origem europeia? Pois é, ele surgiu na Inglaterra, no Século XVII, e se espalhou pela Europa, principalmente Espanha e França. Teve uma trajetória de esquecimento, principalmente na Inglaterra, e depois de ressurgimento nestes mesmos países, transformando-se e ganhando variações com características distintas.
Pelo que se tem notícia, o Truco veio para o Brasil principalmente através de imigrantes portugueses, no período dos jesuítas, e foi amplamente jogado pelos bandeirantes que exploravam as terras brasileiras, difundindo-se também pela América do Sul. Por isso, podemos considerar que, nos dias atuais, o Truco já foi incorporado à cultura brasileira.
Vamos nos ater ao Truco Paulista, por ser muito comum.
Detalhes importantes para lembrar enquanto estiver jogando
- Número de componentes do Truco. Se você quer saber como jogar Truco, primeiro entenda a formação do jogo. A mais usual é com quatro jogadores, podendo entretanto ter seis, dependendo da variação. Com quatro, formam-se duas equipes oponentes, e com seis jogadores, duas equipes de três cada uma.
- Sinais do Truco. Comunique-se com a sua dupla através de pequenos sinais e gestos, indicando algo sobre sua jogada ou o valor das suas cartas. Por exemplo, levantar um ou dois ombros, piscar, mexer a boca, dentre outros gestos. Combine com a sua dupla, antes do jogo começar, o significado de cada sinal. Contudo, note que, em campeonatos oficiais, nem sempre gestos ou sinais são permitidos.
- Use o blefe com sabedoria. Blefar no Truco já é esperado. Porém, use o blefe com estratégia e tente perceber sinais nos seus oponentes que indiquem se ele está blefando ou não. Não exagere!
Como se joga Truco?
Para saber como se joga Truco (Paulista), fique atento aos valores das cartas:
- Ordem das cartas no Truco - A ordem geral é, da mais fraca para a mais forte: 4, 5, 6, 7, Dama, Valete, Rei, Ás, 2, 3. As cartas 8, 9 e 10, além do Valete, são desprezadas (restando um baralho com apenas 40 cartas).
- Ordem dos naipes no Truco - Do mais fraco para o mais forte: Ouros, Espadas, Copas, Zap ou Paus.
- Dividia a equipe. O jogo roda em sentido anti-horário, com os jogadores de cada equipe dispostos alternadamente.
- Cada jogador recebe 3 cartas.
- Da pilha de cartas restantes, tira-se uma, denominada “vira”. Esta definirá que a carta mais forte da rodada será a carta imediatamente superior a ela. Esta última, então, será chamada “manilha”.
- Em cada rodada, cada jogador coloca na mesa uma carta. Aquele que colocar a carta de maior valor será considerado o vencedor da rodada.
- Ganha o jogo a equipe que vencer mais rodadas.
Passo A Passo De Como Jogar Truco
- Primeiro, o jogo de truco começa com você distribuindo 3 cartas para cada jogador, no sentido de esquerda para a direita. O objetivo do jogo de truco é fazer 12 pontos antes da equipe oponente.
- Quando todos os jogadores estiverem com as suas 3 cartas em mãos, a última carta do monte que você usou para distribuir deve ser virada e ficar visível para todos. Essa carta se chama de “a vira”.
- A carta vira dita qual carta será a manilha, ou seja, a carta mais forte da rodada. Por exemplo, se a vira é um A, a manilha será um 2. Além disso, as forças dos naipes já possuem uma ordem estabelecida, sendo, do mais forte para o mais fraco: paus, copas, espadas e ouros.
- No truco, cada mão possui 3 rodadas, inicialmente valendo 1 ponto cada mão. Então, cada jogador joga uma carta na mesa, e a carta mais forte, conforme a ordem do truco, vence a rodada.
- Os jogadores podem pedir truco a qualquer momento do jogo. Quando isso ocorre, a dupla oponente tem 3 opções: aceitar o truco, fazendo com que cada mão acabe valendo mais pontos, como 3, 6, 9 ou 12 pontos, aumentar o truco, ou desistir, fazendo com que a equipe que pediu truco ganhe 1 ponto.
- A partida segue até uma das equipes fazer 12 pontos. Então, na mão 11, ou seja, a penúltima rodada, ela já começa valendo 3 pontos, podendo aumentar caso um jogador peça truco.
- A chamada mão de ferro acontece quando os dois times possuem 11 pontos cada, empatados e prestes a atingir 12 pontos. Então, nessa mão, os jogadores jogam no escuro, ou seja, não podem ver as cartas que estão segurando.
- Por fim, o truco não pode ser pedido na mão 11, visto que será a última rodada antes de um time se tornar vitorioso.
Perguntas Freqüentes
Como o Truco é um jogo de blefe, existe uma coisa interessante: um jogador pode pedir “Truco” durante uma rodada. Isto quer dizer que ele confia na sua mão e acha que vai ganhar. Se a equipe oponente aceitar o pedido, a rodada passa a valer mais pontos. Se recusar, a rodada continua normalmente.
Trucar sem ter cartas muito boas pode ser um blefe para saber o grau de confiança de seus oponentes!
Algumas das variações brasileiras mais populares são: o Truco Mineiro, o Truco Gaúcho ou Gaudério e o Truco Paulista.
No Truco Mineiro, as manilhas são fixas e os pontos são contados de forma diferente.