Como os brasileiros já sabem, o futebol é um esporte muito popular. Na verdade, ele é o mais praticado no mundo. Segundo as estimativas da FIFA (Federação Internacional de Futebol), aproximadamente 270 milhões de pessoas praticam o esporte. Impressionante, não é?
A sua popularidade é tão grande, que ela quebra barreiras sociais, unindo pessoas de todos os tipos e plano de fundo para um único propósito: aproveitar o esporte. Você é um fanático por futebol e deseja saber como ele surgiu, onde e como? Então, continue lendo este artigo para descobrir a história do futebol!
Qual é a história do futebol?
O futebol contemporâneo surgiu no século XIX, na Inglaterra. Alguns clubes de rugby não aceitavam as regras do esporte. Por isso, decidiram se unir para criar um esporte novo. Então, o futebol foi criado. As suas regras, contudo, só foram oficializadas em 1846, pela Universidade de Cambridge, mas elas ainda eram poucas se comparadas a hoje. Veja abaixo algumas curiosidades dessa versão.
- O tamanho do campo não era padronizado;
- Não havia a presença de um goleiro para defesa;
- O número de jogadores também não era controlado (imagine a bagunça);
- A duração das partidas não era cronometrada e controlada. Ou seja, elas poderiam ser muito mais longas se comparado com hoje;
- Não havia árbitro para controlar e marcar penalidades nos jogadores;
- Nem mesmo a atura da goleira era padronizada, o que tornava injusto para quem devia marca gol em goleiras menores e dava vantagem para o time oponente.
Como esperado, durante o século, mais regras foram adicionadas para resolver muitas das questões que ainda estavam sem solução e dificultavam o esporte. Eles adicionaram a presença do goleiro e do árbitro, o uso das mãos para arremessar a bola em cobranças na lateral do campo e a introdução do pênalti após penalidades próximas à goleira.
O rápido avanço do esporte pela Europa em diversos países fez com que uma organização oficial fosse necessária. Surge, então, a FIFA. Ela considera o ano 1863 como o ano oficial em que o futebol surgiu, devida à fundação do clube The Football Association, na Inglaterra.
O curioso, porém, há evidências de que o futebol (ou variações parecidas) eram jogadas por diversos países séculos antes do século XIX. Há evidências de que já se jogavam um jogo parecido na China antiga, 3 mil anos antes de Cristo. Além disso, é possível que os egípcios, os gregos e os romanos também praticassem esportes similares.
E no Brasil, quando o futebol foi introduzido? Isso ocorreu no final do século XIX, sendo praticada, inicialmente, pelos mais ricos da sociedade. Porém, isso durou pouco, com o esporte rapidamente se tornando popular também em regiões menos favorecidas economicamente e a abertura de clubes.
A partir do século XX, o Brasil se torna uma potência mundial no futebol. Desde então, o país conquista diversos títulos mundiais. A seleção brasileira masculina possui atualmente 5 títulos mundiais:
- 1958;
- 1962;
- 1970;
- 1994;
- 2002.
A seleção brasileira feminina possui 7 venceu a Copa América Feminina em um total impressionante de 7 vezes até agora, sendo em:
- 1991;
- 1995;
- 1998;
- 2003;
- 2010;
- 2018.
Além disso, elas conquistaram os Jogos Pan-americanos duas vezes, além de ganhar em segundo e terceiro lugar na Copa do Mundo, em 2007 e 1999, respectivamente. Os clubes brasileiros não ficam para trás, com 10 títulos, sendo eles mundiais de clubes e intercontinentais. Não apenas isso, porque há a Copa das Libertadores da America, na qual os clubes brasileiros já ganharam 18 vezes.
Qual é a maior goleada da história?
A maior goleada da história por si só é difícil de decidir, e seu significado é amplo. Seria a maior quantidade de gols em uma única partida? Nesse caso, o título pertence ao clube AS Adema, de Madagascar.
A sua história, porém, é curiosa. O time oponente, SOE Antananarivo, decidiu protestar uma ação do árbitro da partida passada, e não jogou contra o clube AS Adema. Portanto, estando sozinho no campo, eles marcaram absurdos 149 gols.
Porém, mesmo sendo tecnicamente verdadeira pela sua quantidade de gols, convenhamos que foi uma situação estranha, não é mesmo? Então, vamos dar o título de maior goleada da história para o nosso eternamente querido Pelé.
Em 1969, em um jogo entre Santos e Vasco, no estádio Maracanã, Pelé sofreu uma queda na área da goleira do time oponente. O árbitro apita e marca pênalti. Pelé faz a sua característica corridinha e chuta. Seu milésimo gol é feito e a vitória é atingida. O marco de mil gols feitos por apenas um jogador é conquistado pela primeira vez na história.
Agora que você conhece muito mais sobre a história do futebol, não apenas no Brasil, mas no mundo, diga-nos o que achou! Sabia dessas curiosidades e fatos históricos? Conhecendo mais sobre esse esporte tão amado pelos brasileiros, você se tornará um torcedor muito mais informado e até especialista no assunto! Compartilhe com seus amigos para que eles também conheçam mais sobre a história do futebol!