Aprenda sobre a história deste Estádio fascinante e se emocione com a sua trajetória!
O famoso Estádio Manoel Barradas, ou Barradão, como é popularmente conhecido, é considerado uma referência tanto da cidade de Salvador quanto do Estado da Bahia. Trata-se de um Estádio com um significado especial para os torcedores e amantes de Futebol, principalmente para o Esporte Clube Vitória, proprietário do Estádio. O Barradão foi a primeira grande construção do complexo esportivo Benedito Dourado Luz, também chamado de “Toca do Leão”. Se você quer conhecer um pouco mais sobre este Estádio incrível, confira as informações que preparamos sobre o assunto.
Ao longo de sua trajetória, desde sua inauguração em 11 de novembro de 1986, o Barradão tem transformado as vidas de torcedores e de moradores de Canabrava, bairro da periferia de Salvador. Ele testemunhou o crescimento e o desenvolvimento do bairro. A construção do Estádio acarretou melhorias na urbanização de Canabrava, ampliando o comércio, possibilitando maior modernização nas vias públicas, aumentando as linhas de ônibus com acesso à Canabrava, e, até mesmo, gerando benefícios nas moradias, como a construção de casas e prédios financiados pela Caixa Econômica Federal.
O Estádio Manoel Barradas já passou por algumas reformas estruturais e continua sendo alvo de muitas modificações, cumprindo assim um papel de espaço agregador do futebol, conjugando campeonatos regionais e nacionais de grande importância para o futebol brasileiro.
O Barradão é considerado pela grande maioria de especialistas e torcedores de futebol como “um divisor de águas” para o Esporte Clube Vitória, uma vez que, a partir da construção do Estádio, o rubro-negro ganhou uma nova motivação, conquistando vitórias incríveis e emocionantes.
História do Estádio Manoel Barradas
- A história do Estádio Manoel Barradas é recheada de testemunhos emocionantes de torcedores e jogadores sobre o significado de ter uma casa sede para o Esporte Clube Vitória.
- O Barradão começou a ser construído em um terreno doado pela Prefeitura de Salvador na década de 80, sob o exercício do Prefeito Clériston Andrade, tendo também apoio do Governo do Estado da Bahia, com o então Governador João Durval Carneiro.
- A construção do Estádio custou mais de 46 milhões de Cruzados, à época. Porém, outras reformas se seguiram à inauguração, acarretando aprimoramentos ao longo dos anos.
- A construção do Estádio Manoel Barradas foi muito esperada pela torcida do Vitória, contando com forte apoio popular. Ele foi considerado como um Santuário pela sua torcida.
- Desde sua profissionalização no futebol, na década de 50, o Esporte Clube Vitória já ansiava por um Estádio onde pudesse brilhar. Por conseguinte, curiosamente, o Rubro-Negro ganhou novos impulsos com o Barradão, conquistando finalmente um espaço de destaque no panorama do futebol brasileiro.
- Desde que ganhou um Estádio como sua nova casa, o Rubro-Negro vem conquistando cada vez mais títulos, garantindo a hegemonia do Esporte Clube Vitória no contexto do futebol baiano.
Primeiras Partidas no Estádio Manoel Barradas:
- O Estádio conta, atualmente, em 2024, com uma capacidade oficial de 30.793 pessoas.
- Os jogos são verdadeiros eventos, lotados de fãs de futebol e empolgados coma a energia do Rubro-Negro.
- Para garantir um Estádio seguro e com cada vez mais ofertas de lugares, o Barradão tem passado por constantes vistorias e reformas.
- O jogo inaugural foi em 1986, em uma partida entre os clubes Vitória e Santos. Ela foi marcada, naquele dia, por um empate de 1×1, tendo o primeiro gol de Dino, do Santos, e com o gol de empate de Heyder, do Rubro-Negro.
- Em 1991, o Barradão teve uma reinauguração, após sofrer grandes reformas que possibilitaram novas mudanças estruturais para aumentar a sua capacidade, renovando portanto a sua engenharia básica de segurança.
- O jogo da reinauguração foi um amistoso entre o Olímpia do Paraguai e, de novo, teve um placar de empate de 1×1, sendo o primeiro gol de Jorge Campos. Porém, poucos dias depois, o Vitória venceu em sua primeira partida oficial no Barradão, obtendo um placar de 4×0 contra o Serrano.
Curiosidades:
- O Esporte Clube Vitória tem uma história muito antiga, tendo sido fundado em 13 de maio de 1899. Foi um dos primeiros clubes do Brasil.
- O Barradão vai completar, neste ano de 2024, 36 anos de existência.
- O então Deputado Estadual Manoel Barradas, na década de 1980, foi o grande incentivador da construção do estádio. Ele era, nesta época, Conselheiro do Esporte Clube Vitória e também sogro do Governador da Bahia, João Durval.
- Manoel Barradas teve grande influência política e conseguiu viabilizar um financiamento de 2 milhões e 400 mil Cruzeiros, divididos em parcelas, para que o sonho do Estádio fosse finalmente transformado em realidade. É por isso que o Estádio Manoel Barradas o homenageia, carregando o seu nome.
- Para a angariação de fundos para a obra, foram organizados também bingos e outras atividades, o que proporcionou uma união de moradores e torcedores, juntos no propósito da construção.
- Uma curiosidade interessante é que já está sendo planejado para 2025 uma nova mudança no Estádio Manoel Barradas. Estas mudanças transformarão o Estádio em uma Arena, ampliando-o ainda mais em termos de capacitação e também incluindo um espaço comercial para lojas, um estacionamento ampliado, restaurantes e muito mais.
É por isso que o Estádio Manoel Barradas é considerado uma das referências no Brasil em termos de futebol, conseguindo cumprir sua missão social de agregador da comunidade de Salvador, dentro de um espaço moderno e seguro.