Se você ama futebol, com certeza vai se identificar com a história deste Estádio, que faz parte da cultura brasileira. Não deixe de conferir!
Localizado em Campinas, no Estado de São Paulo, o Estádio Brinco de Ouro da Princesa tem um papel fundamental na construção da história do futebol brasileiro. Com capacidade para mais de 29 mil espectadores, este grandioso Estádio desempenha uma função unificadora na sociedade local, promovendo jogos de futebol, eventos culturais e esportivos tanto locais quanto a nível nacional.
Em maio de 2024, o Estádio completou 71 anos de muitas glórias, tendo recebido em seu campo, ao longo da sua história, muitos torcedores emocionados e jogadores importantes para o futebol brasileiro. Casa do Guarani Futebol Clube, o Estádio Brinco de Ouro é o maior Estádio da cidade de Campinas. A construção foi planejada pelos arquitetos Oswaldo Corrêa Gonçalves e Ícaro de Castro Mello, que conferiram um estilo moderno, adicionando elementos da cultura brasileira. Assim, eles deram ao Estádio uma visão única e inovadora. O projeto visava principalmente o conforto dos torcedores, mas também a criação de um Estádio com design arrojado, de modo que se encaixasse nos moldes dos padrões de outros Estádios de destaque do Brasil.
Você deve estar se perguntando o porquê do nome Brinco de Ouro da Princesa? Trata-se de alguma homenagem? O seu nome peculiar, na verdade, deve-se ao seu formato ovalado, parecido com um brinco. Este surgiu em consequência de um artigo intitulado “Brinco de Ouro para a Princesa”, publicado pelo jornalista João Caetano Monteiro Filho, em 1953, para o “Correio Popular”. Ele cunhou o nome pelo qual o Estádio é conhecido hoje quando fez referência ao conhecido apelido da cidade de Campinas, “Princesa do Oeste”. Foi então que o criativo nome se popularizou, sendo adotado com grande carinho pela população local.
- Histórico do Estádio Brinco de Ouro da Princesa:
- O Estádio Brinco de Ouro da Princesa foi inaugurado em 1953, e nasceu da necessidade do seu clube, o Guarani Futebol Clube, de crescer e evoluir, ampliando seus horizontes para treinar e participar de torneios, como o Campeonato Paulista, em um Estádio mais profissional e que atendesse às suas necessidades esportivas.
- Em meio ao sonho do Guarani Futebol Clube de alcançar a Primeira Divisão do futebol brasileiro, o Clube se uniu em uma empreitada para angariar fundos e receber doações. O objetivo era adquirir um terreno grande o suficiente para que as obras pudessem começar.
- O Estádio foi construído com muito esforço e suor de moradores, apoiadores, fãs e dos organizadores, que devotaram tempo para a viabilização do projeto de construção, criando campanhas como: Campanha do Cimento, Campanha do Tijolo, assim como outras atividades que pudessem, pouco a pouco, angariar capital suficiente para ajudar a conduzir a obra adiante.
- O Estádio vem se destacando no cenário nacional, recebendo jogadores nacionais e internacionais, portanto configurando-se como um dos mais importantes do Brasil.
- Ele passou por diversas reformas e hoje conta com espaços mais modernos e equipados, mantendo um padrão que se compara a níveis internacionais.
- Principais Jogos e Eventos:
- A primeira partida oficial foi em 1953, entre Guarani e Palmeiras, tendo o placar de 3×1 para o Guarani.
- Uma data memorável foi o ano de 1978, quando sediou a final do Campeonato Brasileiro. Neste momento, novamente retornaram ao campo Guarani e Palmeiras, desta vez tendo a partida se encerrando com o placar de 1×0, com vitória do Guarani. Foi um jogo incrível, pois o jogador Careca marcou o gol da vitória. Além de ser um notável craque, era um brilhante jogador da casa.
- Até os dias atuais, o Estádio Brinco de Ouro continua recebendo jogos importantes e decisivos dentro do contexto de campeonatos como: o da Seleção Brasileira, o da Copa Libertadores da América, dentre diversos outros.
- Curiosidades:
- Uma das maiores vendas de bilhetes realizada pelo Estádio Brinco de Ouro ocorreu em 1982, com um impressionante público de aproximadamente 52 mil torcedores, na ocasião da semifinal do Campeonato Brasileiro. Nesta partida, competiram no jogo os times do Guarani e do Flamengo, concluindo com o placar de 3×2 para o Flamengo.
- O Estádio Brinco de Ouro da Princesa viu crescer, em seu campo, diversos jogadores importantes para o futebol brasileiro, dentre os quais podemos mencionar: o jogador Careca, que atuou na Seleção Brasileira e depois partiu para a Itália; Zenon, um jogador das antigas que participou do Campeonato Brasileiro de 1978; assim como o jogador Amoroso, que, por sua vez, destacou-se na Europa e no Japão.
- Além das partidas de campeonatos de futebol, o Estádio também abre suas portas para eventos culturais importantes, como shows nacionais e internacionais. Podemos citar os shows de Roberto Carlos e de Jorge Bem Jor. Ainda, o Estádio já recebeu a banda Legião Urbana, a banda norueguesa A-Ha, dentre outros grupos famosos.
O Estádio Brinco de Ouro da Princesa nos convida a conhecer a sua trajetória e a fazer parte da sua história. Torcedores e moradores da comunidade são unânimes em reafirmar a importância do Estádio para a sociedade de Campinas. A comunidade se identifica com a sua construção e, mesmo que ainda haja a necessidade de pequenas reformas e reparos, a experiência vivida em seus corredores, vestiários, e no campo são, no mínimo, sensacionais.