Conheça um pouco da história e dos fatos importantes sobre o Estádio Rodrigo Paz Delgado.
O Estádio Liga Desportiva Universitária, ou, como é mundialmente conhecido, o Estádio Rodrigo Paz Delgado, está localizado em Quito, no Equador. Seu nome oficial está ligado ao nome do clube proprietário do Estádio, a LDU (Liga Desportiva Universitária). Já o nome “Rodrigo Paz Delgado” lhe foi dado em homenagem ao então dirigente da LDU, durante a construção do Estádio, e que faleceu em 2021. Se você passar pela entrada principal do Estádio, verá uma estátua em sua homenagem.
Ricardo Mortola foi o arquiteto responsável pelo projeto, e o Estádio começou a ser construído em 1995, tendo sua obra durado exatos dois anos. O Estádio, com capacidade para 41.575 pessoas, gerou um investimento altíssimo, totalizando 16 milhões de Dólares em sua construção. O campo tem 105 x 68 metros e é todo de grama natural. As sementes para o seu plantio foram importadas da Europa, mais precisamente, da França. Em seis de março de 1997, o Estádio foi então finalmente inaugurado. Sua inauguração foi marcada por um jogo amistoso entre a LDU e o Clube Atlético Mineiro do Brasil. Os anfitriões venceram a partida, terminando em 3 a 1.
Atualmente, após uma série de reformas, o Estádio conta com sistema de reaproveitamento de água da chuva e painéis solares. Além disto, assentos mais confortáveis foram instalados, melhorias na iluminação foram feitas e os vestiários foram ampliados. Em termos de segurança, o Estádio conta hoje com eficiente sistema de vigilância, promovendo a tranquilidade dos torcedores e dos vizinhos ao seu redor. Contudo, como é de se esperar, o tráfego em torno do Estádio é intenso em dias de eventos, o que gera preocupação na comunidade local. Sendo assim, os responsáveis pela manutenção do Estádio vêm pensando em formas de lidar com este problema de maneira responsável e eficiente.
Curiosidades sobre o Estádio Rodrigo Paz Delgado:
- Apesar do Estádio ter tanto o seu nome oficial quanto o seu segundo nome muito famosos, ele também é conhecido como “Casa Blanca” e “La Maravilla de Ponciano”.
- O Estádio Rodrigo Paz Delgado é o terceiro maior do Equador. Atualmente ele está atrás apenas do Monumental de Guayaquil, com capacidade para 59.283 torcedores, e do Modelo Alberto Spencer, com capacidade para 42.000 torcedores.
- Apesar de “La Maravilla de Ponciano” ser a casa do time LDU, o próprio time não treina lá com frequência. Como consequência disto, a grama do estádio está sempre em perfeitas condições para as partidas de futebol.
- O Estádio se situa a 2.850 metros acima do nível do mar, o que causa muito desconforto aos jogadores de fora que não estão acostumados a disputar partidas de futebol nesta altitude.
Uma Memória Triste para os Brasileiros:
- No dia 25 de junho de 2008, o Estádio foi palco do primeiro jogo da final da Copa Libertadores da América, a 49ª de sua história. Esta Copa é disputada entre clubes profissionais da América do Sul e muitos torcedores anseiam pela sua partida final.
- Não foi diferente para os torcedores do Fluminense, time visitante, e a LDU, time que jogava em casa. E, diante de sua torcida, a LDU não decepcionou: venceu a partida por 4×2.
- Resultado este importantíssimo, pois a equipe equatoriana perdeu por 3×1 no jogo de volta, e sagrou-se campeã da América nos pênaltis. Foi o 1º título da Copa Libertadores conquistado pela LDU, que se tornou o primeiro time equatoriano a realizar tal feito.
- Além deste episódio da Copa Libertadores de 2008, a LDU coleciona partidas marcantes e de suma importância em sua história contra times brasileiros. Pela Copa Sul-Americana, levou o título contra o próprio Fluminense em 2009 e, em 2023, contra outro tricolor brasileiro, o Fortaleza. Ainda em 2009, os equatorianos venceram o Internacional pela Recopa Sul-Americana neste estádio.
Conquistas Nacionais da LDU no Estádio:
- Já nas competições nacionais, a equipe da LDU sagrou-se campeã equatoriana por 5 vezes, jogando em seu estádio: 1998, 2003, 2005, 2007 e 2018.
- Além destas conquistas, a LDU detém um recorde memorável jogando dentro do Estádio Rodrigo Paz Delgado: desde sua inauguração, em 1997, a equipe nunca perdeu uma partida sequer contra seu rival nacional, o Barcelona Sporting Club.
Com a Seleção Nacional de Futebol:
- Nas eliminatórias da Copa do Mundo de 2002, a seleção equatoriana realizou dois jogos no Estádio Rodrigo Paz Delgado, conquistando duas vitórias: uma contra a seleção da Venezuela e a outra contra a seleção Bolívia.
Além do Futebol:
- O Estádio abriga uma série de eventos além das partidas de futebol. Lá, são realizados eventos religiosos, como uma missa celebrada pelo Papa Francisco durante sua visita ao Equador em 2015; shows dos mais diversos estilos musicais, como Shakira, Metallica, Coldplay e Ricky Martin.
- Eventos corporativos, comerciais, partidas de Rugby e competições de atletismo também são realizados no Estádio.
- Além de eventos esportivos, culturais e religiosos, o Estádio consegue angariar fundos com visitas de turistas. Atraídos pela paixão pelo futebol, diversos visitantes se reúnem neste local para visitar, fotografar e comemorar.
O Estádio Rodrigo Paz Delgado é um espaço onde o espírito do futebol equatoriano vibra, e portanto, deve ser celebrado como um estádio único e responsável por momentos memoráveis para os torcedores e fãs do futebol. É um orgulho nacional e um portal de visitas para o mundo.