Venha conhecer um pouco mais sobre o Estádio Eládio de Barros Carvalho! Você irá se encantar com a sua fantástica história.
O Estádio Eládio de Barros Carvalho está situado no coração da cidade de Recife, sendo considerado um dos mais tradicionais de Pernambuco. O Estádio está localizado em uma região central da cidade, dando oportunidade para que os moradores e torcedores possam visitá-lo frequentemente a fim de acompanharem a sua programação esportiva. O Estádio carrega muita história, tendo tido campeonatos com partidas memoráveis e eventos marcantes. Ele é também a casa do Clube Náutico Capibaribe.
Sua existência é motivo de alegria e orgulho para o povo recifense. Ele também é popularmente conhecido pelo nome de “Estádio dos Aflitos”, por se situar no bairro dos Aflitos. Entretanto, o seu nome oficial homenageia o Presidente do Náutico Eládio de Barros Carvalho, que dirigiu o Clube em quatorze mandatos e muito contribuiu para o seu sucesso. O Estádio, contudo, não é importante apenas para o Náutico, mas sim para toda a comunidade recifense, pela sua história e contribuição ao desenvolvimento local.
História do Estádio Eládio de Barros Carvalho:
- Em 1917, a Federação Pernambucana de Futebol, que, naquela época, era denominada Liga Esportiva Pernambucana, alugou um terreno para que abrigasse os jogos do Campeonato Pernambucano daquele ano.
- No terreno, não havia propriamente um estádio, mas um campo mais simples, sem arquibancadas.
- Um ano mais tarde, a Liga Esportiva desistiu do terreno e da oportunidade de ampliar o empreendimento. Contudo, o Clube Náutico Capibaribe decidiu assumir as despesas do aluguel, pagando a importância de 250 mil Réis por 4 anos.
- Após o termo deste período, em 1921, o Náutico finalmente se tornou proprietário do terreno onde havia o campo, achando-se livre para ampliar a obra. Foi assim que construiu, ainda neste referido ano, uma Sede no local.
- Mas o Estádio dos Aflitos ainda precisava esperar muito para ser concluído. Foi apenas em 1930 que o campo ganhou as suas arquibancadas, podendo então ser chamado de Estádio.
- O local foi fechado para obras, mudando a posição do campo, de modo a acomodar melhor as arquibancadas e os acessos. Após este período, o campo foi imediatamente reaberto.
- Inaugurado formalmente em 1939, a primeira partida do Estádio registrou uma memorável vitória alvirrubra contra o time Sport Club do Recife, com o placar final de 5×2. Esta decisão consagrou o Náutico campeão do Campeonato Pernambucano daquele ano.
- O confronto entre estas duas equipes sempre levou os torcedores aos momentos mais exultantes dos campeonatos. Por isto, ele é referido como “Clássico dos Clássicos”, ou, mais anteriormente, como “Clássico do Nordeste”, sendo considerado hoje o terceiro confronto clássico mais antigo do país.
Eventos Marcantes:
- Destacamos uma partida do Campeonato Estadual de 1945, que marcou a maior goleada não só do Campeonato, como também do Clube Náutico e do Estádio dos Aflitos. O jogo em questão deu-se entre o Náutico e o Flamengo de Pernambuco, com placar final de 21×3 para o Náutico.
- Um jogo memorável ocorreu mais tarde, em 2005, entre o Náutico e o Grêmio, durante o Campeonato Brasileiro da Série B. Esta partida ficou conhecida como “Batalha dos Aflitos”, porque foi carregada de muita tensão e nervosismo. Nesta ocasião, o time que perdesse a partida continuaria na Série B e não se classificaria para a Série A. O jogo foi muito sofrido, refletindo bem o nome do Estádio “Aflitos”. No fim, depois de muitas faltas, expulsões e pênaltis, o time do Grêmio venceu o Náutico por 1×0.
- O registro de maior público no Estádio foi em 1970, durante o Campeonato Estadual, em uma partida entre o Náutico e o Santa Cruz, com placar final de 1×0 para o Náutico. O Estádio registrou, nesta ocasião, 31.613 torcedores. Curiosamente, esta capacidade é maior da que o Estádio comporta nos dias atuais.
Curiosidades sobre o Estádio dos Aflitos:
- O Estádio possui, atualmente, capacidade para 20 mil espectadores. Porém, reformas futuras estão sendo planejadas para aumentar a sua capacidade e tornar o Estádio ainda maior.
- Desde 2019, o Clube do Náutico tem lutado para que os projetos de reformas e ampliação do Estádio dos Aflitos sejam aprovados junto aos Bombeiros. Melhorias estruturais serão necessárias para aumentar o conforto e a segurança dos torcedores.
- Neste mesmo ano, o Estádio Eládio de Barros Carvalho foi oficialmente considerado Patrimônio Recifense, sendo, portanto, proibida a sua demolição ou qualquer reforma que o destitua de sua função principal, ou seja, a de continuar sediando o Clube Náutico Capibaribe.
- Dentro do Estádio dos Aflitos, existe um Museu do Clube Náutico Capibaribe. O Museu é responsável por preservar as memórias do Clube e o torcedor pode aproveitar para conhecer um pouco a história e os principais eventos que contribuíram para o crescimento do seu time.
O Abandono e a Volta para Casa:
- Durante o período entre 2015 e 2018, o Estádio Eládio de Barros Carvalho quase fechou as suas portas. Neste intervalo, o Clube Náutico Capibaribe mudou-se para o Estádio Municipal Ademir Cunha, no município pernambucano de Paulista.
- Aos poucos, a manutenção do Estádio foi se escasseando e seu estado atingiu uma condição de grande precariedade e abandono.
- Contudo, em 2016, a Assembleia Geral do Clube iniciou a “Campanha Voltando Pra Casa”, com o objetivo de promover profundas reformas no Estádio e qualificá-lo novamente para sediar os mesmos grandes jogos do passado.
- Em 2018, o Náutico retorna para a sua Casa, em uma partida amistosa contra o time argentino Newell’s Old Boys, um dos mais tradicionais times de seu país. Este jogo teve o placar final de 1×0 para o Náutico e marcou a maior renda da história de Pernambuco. Foi um regresso brilhante!