O que é a Federação Internacional de Futebol (FIFA)?
A Federação Internacional de Futebol (FIFA) é uma organização global do esporte que exerce um papel fundamental na governança de estatutos, objetivos e ideais em relação aos mais de 210 afiliados espalhados ao redor do mundo e que promove e gerencia o futebol internacionalmente. Eis alguns de seus principais objetivos estratégicos (2023-2027):
- Organizar mais campeonatos juvenis (sub-20, sub-15, dentre outros);
- Foco em responsabilidades sociais, principalmente direitos humanos e questões climáticas;
- Prover aos membros das associações FIFA (CONMEBOL, UEFA, dentre outros) novas oportunidades de jogos internacionais para suas seleções e clubes.
Como Surgiu a Federação Internacional de Futebol (FIFA)?
A Federação Internacional de Futebol (FIFA) surgiu no início do século IX, mais precisamente, em 1904. Nessa época, o futebol estava se tornando cada vez mais popular ao redor do mundo, e muitas associações de futebol procuravam uma afiliação com os ingleses, criadores do esporte. Eles buscavam um desenvolvimento maior do futebol e uma maior centralização das associações em cada país, no intuito de manter a consistência das regras do jogo.
As poucas e espalhadas associações de futebol que existiam, dentre elas representantes de nações consagradas na história do esporte, como Espanha e França, repercutiam a grande onda de interesse em partidas entre seleções em toda a Europa. A FIFA (do francês ‘Fédération Internationale de Football Association) foi fundada nessas circunstâncias por sete dessas instituições futebolísticas, com o primeiro objetivo de unificar as regras gerais do futebol, com base na justiça e na transparência.
Em 1913, a Federação Internacional de Futebol se filiou à IFAB (Associação Internacional de Futebol), determinando, a partir de então, as regras do esporte junto com outros membros (dentre eles, a Inglaterra).
Desde 1904, o quadro de membros da FIFA aumentou de 7 para 209 associações ao redor do mundo. Com o lema ‘FIFA: ao jogo e ao mundo’, a organização acredita que carrega a missão de ir além do jogo de futebol.
Leia Mais: Melhor Jogador de Futebol do Mundo
Curiosidades Gerais da Federação Internacional de Futebol (FIFA)
A instituição mais consagrada do popular futebol é também centenária e, além das polêmicas envolvendo seus dirigentes e “cartolas”, carrega consigo uma longa história de fatos inusitados e de transformações no querido esporte; eis algumas curiosidades:
- “Eu tenho um sonho (futebolístico)!”: um histórico presidente da FIFA, Jules Rimet, tinha um sonho: a profissionalização e união das nações em prol de uma “Copa do Mundo de futebol”. Esse sonho foi realizado após 26 anos, em 1930, com a realização da primeira edição do campeonato mundial, em Uruguai.
- “Corram para as montanhas!”: devido ao turbilhão causado por crises políticas e econômicas, como a Grande Depressão, a sede da Federação Internacional de Futebol foi transferida para os alpes neutros da Suíça, em 1932, onde permanece até os dias atuais.
- Fuleco, o tatu-bola-da-caatinga: em 1966, foi a primeira vez que havia sido criado uma mascote para a sede da Copa do Mundo de futebol; seu nome, Willie, um leão inglês, craque de bola.
- Zinedine Zidane não sabia dessa: na copa de 1970 (ano do famoso e saudoso tri mundial da seleção canarinha) foram introduzidos, pela FIFA, os cartões amarelo e vermelho.
- O reino da rainha Marta: em 1991, ocorreu a primeira edição da Copa do Mundo de futebol feminino.
A Copa do Mundo de Futebol da Federação Internacional de Futebol (FIFA)
Uma das curiosidades retratadas foi o sonho futebolístico de Jules Rimet, a Copa do Mundo de Futebol. Antes mesmo da primeira edição do campeonato mundial, houve mais de 60 mil espectadores na final do futebol dos Jogos Olímpicos de 2024. O mundo clamava pelo sonho do presidente da FIFA.
Apesar de, inicialmente, o futebol ter sido dominado competitivamente pelos clubes europeus, em meados da década de 20 os sul-americanos, principalmente o Uruguai, dominavam o esporte. Isso fez com que o interesse futebolístico na região aumentasse, propiciando que o sonho fosse enfim efetivado em 1930, em Montevidéu, de forma independente das Olimpíadas e com uma profissionalização pioneira.
Leitura Sugerida: 6 Jogos Multiplayer Que Você Deve Jogar Em 2024
O Troféu Mais Valioso da FIFA
A Federação Internacional de Futebol havia decidido que era necessária a criação de um troféu para marcar o aclamado evento internacional. O primeiro troféu da Copa do Mundo, “A Deusa da Vitória”, depois alcunhado como Jules Rimet, foi feito de prata e ouro maciços, e baseado em uma obra-prima da escultura greco-romana.
A curiosidade é que havia sido criada uma regra pela FIFA pela qual a primeira seleção a se tornar tricampeã do campeonato mundial teria a posse permanente do troféu de Rimet. Como se sabe, o primeiro tricampeão mundial foi o Brasil, que realmente ganhou a taça e ficou com ela permanentemente, em 1970. Acontece que a tal “permanência” não contava com as peripécias humanas. Em 1983, numa famosa história que corre a nação do futebol, a taça foi roubada e jamais foi encontrada novamente.
Em 1971, como previsto, a FIFA fabricou um novo troféu de ouro maciço, dessa vez chamado simplesmente de “Copa do Mundo” e tornando-se de posse permanente da Federação Internacional de Futebol, apesar de ser emprestado a cada quatro anos para a seleção vencedora.
A consolidação da Federação Internacional de Futebol
Na final do pentacampeonato brasileiro, em 2002, na qual o Brasil ganhou da Alemanha em solo japonês, mais de 1 bilhão de pessoas estava assistindo ao jogo pela televisão em mais de 200 países ao redor do mundo. Os próprios Jogos Olímpicos não passaram nem perto dessa audiência: o recorde em 2004 (Atenas), na cerimônia de abertura, contou com um público de “apenas” 120 milhões de pessoas.Certamente, a Copa do Mundo de Futebol da FIFA representa não só a realização do sonho de um entusiasta do esporte, de associações esportivas que buscavam a transparência e a justiça desportivas, mas a materialização de pessoas de todo canto do planeta: atletas, treinadores, dirigentes, torcedores, crianças, famílias, espectadores; seres humanos.