O jogo de Tranca, também conhecido como Canastra, surgiu no Uruguai e se popularizou na Argentina, ganhando regras bem estabelecidas. Quando chegou aos Estados Unidos, virou uma febre e se tornou um dos jogos de baralho mais jogados. O jogo de Tranca é parecido com o jogo de Buraco, porém fique atento às diferenças, porque estas duas modalidades não são iguais.
A seguir vamos explicar direitinho como jogar Tranca para que você não fique de fora deste jogo sensacional.
- Como Jogar Tranca:
- Pode-se jogar Tranca com duas pessoas, um contra o outro, ou em duplas, neste caso com quatro pessoas.
- Para se jogar Tranca, utiliza-se dois baralhos com os curingas.
- O objetivo do jogo é atingir cinco mil pontos. Conta-se os pontos do conjunto de cartas formado pelos jogadores e baixado no final do jogo.
- No jogo de Tranca, as sequências são feitas com cartas de mesmo valor. Podendo-se baixar para a mesa somente a partir da formação de três cartas, como, por exemplo, três cartas de número 2, ou 5 cartas de Damas (Q).
- As cartas do curinga e as cartas de número 2 podem substituir outras cartas nas sequências formadas.
- Formação de cartas:
- Canastra Real: composta de 7 cartas, sem curingas.
- Canastra simples: composta por 7 cartas, com até 3 curingas.
- A sequência de cartas com 4 ou mais curingas não é considerada uma canastra.
- As cartas no jogo de Tranca, em ordem decrescente, são: Ás (A), K, Q, J, 10, 9, 8, 7, 6, 5, 4, 4, 3, 2.
- Iniciando o Jogo de Tranca:
- Para iniciar, os jogadores juntam as cartas e tiram uma carta do topo do monte. Os jogadores que conseguirem cartas com valor maior formam uma dupla, enquanto que os dois restantes formam a segunda dupla.
- O jogador com a carta de valor menor embaralha e distribui 11 cartas para cada jogador.
- A pilha de compras fica no centro da mesa.
- O embaralhador começa a compor o monte de descarte, tirando uma carta do monte de compras.
- O monte de descarte fica ao lado do monte de compras.
- Se a primeira carta for um curinga ou uma carta de número 2, ou mesmo uma carta de número 3 vermelha, tira-se outra carta.
- Depois que os jogadores receberem suas cartas, eles devem arrumá-las, organizando as sequências já explicadas.
- Na sequência do jogo, o jogador compra uma carta do monte de compras ou do monte de descarte. Assim, no final da jogada, ele deve jogar uma carta fora.
- Como Comprar do Descarte:
- Não é permitido pegar cartas do monte de descarte livremente. Para tanto, é preciso formar sequências com a carta do monte de descarte.
- O jogador tem que formar pelo menos uma sequência limpa na primeira sequência do jogo, com a carta do topo do monte de descarte.
- Depois de formada uma sequência, pode-se pegar cartas do descarte e formar sequências com as cartas do curinga.
- No jogo de Tranca:
- Na continuação do jogo, o jogador compra, formando sequências e, ao final de sua jogada, sempre descarta uma carta. Alternativamente, o jogador compra do monte de compras e espera até formar as sequências.
- O jogo acaba quando um dos jogadores baixa todas as cartas, tendo pelo menos uma canastra entre elas. Neste caso, ele não precisa necessariamente descartar uma carta.
- Dicas Importantes:
- No jogo de Tranca, as sequências de cartas de uma dupla devem ser organizadas no mesmo espaço da mesa.
- Se uma carta do descarte encaixar diretamente nas sequências da mesa, também é possível utilizar o descarte.
- As cartas de número 3 vermelhas são usadas para somar pontos no final, por isso não podem ser usadas para formar sequências com outras cartas. Elas podem somar pontos somente se o jogador tiver formado pelo menos uma canastra no jogo. Portanto, quando o jogador tira uma carta de número 3 vermelha, ele deve baixá-la logo para a mesa.
- A carta de número 3 preta é utilizada para congelar o monte de descarte e, assim como o 3 vermelho, não pode ser utilizada livremente no jogo. Daí o nome do jogo, pois é possível trancar a compra do monte de descarte com esta carta.
- Para descongelar o monte de descarte, basta comprar do monte de compras e descartar uma outra carta.
- Pontuações no jogo de Tranca:
- A batida final vale 100 pontos.
- A canastra limpa vale 500 pontos.
- A canastra suja vale 300 pontos.
- Quatro cartas número 3 vermelhas baixadas juntas valem 800 pontos.
- O curinga vale 50 pontos.
- A carta A e a carta 2 valem 20 pontos.
- As cartas 8, 9, 10, J, Q, K valem 10 pontos.
- As cartas do 4, 5, 6, 7 valem 5 pontos.
- A carta 3 preta vale 5 pontos.
- As cartas número 3 vermelhas baixadas, com canastra, valem 100 pontos.
No final, os jogadores somam os pontos que formaram com as cartas baixadas à mesa em sequências, e somam também a pontuação de cada carta individualmente. Do total da soma, retiram-se os pontos das cartas que ficaram na mão do jogador.