Os jogos de cartas são um dos passatempos favoritos dos brasileiros. Isso se tornou comum há muitos anos, mantendo-se quase como uma tradição. É muito comum encontrar pessoas tomando cerveja e jogando jogos de cartas em bares de bairro, por exemplo. Além disso, é muito comum ter um tio que adora essa atividade de lazer, talvez até um pouco demais. Portanto, a paixão pelos jogos de cartas está profundamente estabelecido na cultura brasileira.
Você quer conhecer quais são os jogos de cartas que os brasileiros mais gostam? Então, continue lendo este texto, pois lhe informaremos, além de quais jogos de cartas são, como elas funcionam e quais são as suas regras gerais, para você finalizar a leitura deste artigo e já saber como jogá-los!
Quais Jogos De Cartas São Os Mais Divertidos Para Os Brasileiros?
Com uma tradição já estabelecida de jogar muito os jogos de cartas, você muito provavelmente já viu uma parte dos jogos que citamos ao longo deste texto. Seja por um tio, avô ou outro familiar, a sua presença na vida dos brasileiros é comum. Veja a seguir os jogos de cartas que os brasileiros acham mais divertidos!
Paciência
Geralmente, paciência é um dos primeiros jogos de cartas que são introduzidos para os brasileiros. Apesar de parecer inicialmente complicado, as suas regras são fáceis de entender e de colocar em prática. Veja mais detalhes logo abaixo, incluindo as suas regras gerais.
- Paciência é geralmente jogado individualmente, e as suas cartas são colocadas uma do lado da outra na horizontal. Com um baralho comum de 52 cartas, cada espaço de carta possui um valor diferente de cartas. Por exemplo, na primeira casa, há apenas uma carta, na segunda casa, à direita da primeira, são duas cartas, e ao lado dessa, a casa 3 possui 3 cartas. Isso acontece sucessivamente até chegar na casa 7, com 7 cartas. Além disso, apenas a última carta fica exposta para o jogador.
- O objetivo do jogador é combinar as cartas entre as casas, movendo as cartas combinadas de casa para adicionar cartas na sua combinação.
Truco
O truco é um dos jogos de cartas mais comuns entre os tios e avôs. Sendo também um dos mais jogados em bares de bairro e praças, o truco tem o diferencial de ser um jogo principalmente de duplas. Porém, a sua principal característica será dita logo abaixo.
- Jogado tradicionalmente em duas duplas, o truco possui algumas regras e nomenclaturas distintas. Entre eles, ressaltamos a “mão”, que possui 3 rodadas e vale um ponto.
- A jogada que dá nome ao jogo, pedir truco, é o que mais o diferencia dos outros jogos de cartas. Nesse caso, quando um jogador pedir truco, a dupla oponente possui 3 ações possíveis. Primeira, aceitar o truco, o qual faz a mão atual valer mais pontos. Segunda, aumentar o valor do truco pedido, então, se o pedido de truco foi de 3 pontos, aumentar o valor faz com que valha 6 pontos ou mais. Por fim, na terceira, os oponentes podem desistir, fazendo com que a dupla que pediu truco ganhe 1 ponto.
- Ganha a dupla que fizer 12 pontos primeiro.
Buraco
O buraco é outro dos jogos de cartas que costuma ser jogado entre duplas, sendo também muito comum de se encontrar brasileiros jogando publicamente. No buraco, os jogadores recebem 11 cartas cada, além do monte, também com 11 cartas. Assim, o objetivo do jogo é fazer combinações entre as cartas e baixá-las ao fim da partida. Veja mais detalhes abaixo.
- Há diversos tipos de sequências possíveis de se fazer, mas as 3 principais são: a canastra real, que vale mil pontos, sendo a sequência de A, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, J, Q, K e A. A segunda jogada é a canastra de quinhentos, valendo 500 pontos, sendo igual a anterior, menos o primeiro A. Por fim, há a canastra suja, que faz uma sequência de 7 cartas, e uma delas é o coringa.
- Vence a partida quem fazer mais pontos.
Uno
O Uno é um dos jogos de cartas que os brasileiros consideram mais divertidos, principalmente pelas situações que ele coloca os jogadores, garantindo momentos de muitas risadas. Ele, junto com paciência, é um dos jogos de cartas ideais para se apresentar para iniciantes. Veja as suas principais características logo abaixo.
- O uno possui cartas próprias do jogo, com 4 cores diferentes, sendo elas o amarelo, vermelho, verde e azul. Assim, o objetivo do jogo é de jogar uma carta de mesma cor que o jogador anterior. Então, caso você comece e jogue uma carta azul, o participante seguinte deverá jogar uma carta azul ou de mesmo valor numérico.
- Além disso, há algumas cartas especiais, como a que faz o jogador seguinte comprar duas ou quatro cartas, ou a carta coringa, que pode ser todas as cores, sendo escolha do jogador.
Perguntas Frequentes
Quais Jogos De Cartas São Recomendados Para Se Jogar Com A Família?
A maioria dos jogos de cartas que citamos ao longo deste artigo são recomendáveis para se jogar com a família, sendo acessíveis para pessoas de todas as idades. Porém, o mais fácil é o Uno, que foi feito pensando em todos da família. As suas regras são fáceis de entender, sendo ideal para pessoas que possuem um pouco de dificuldade para pegar o jeito.
É Possível Jogar Os Jogos De Cartas Nas Versões Digitais?
Sim, todos os jogos de cartas citados possuem versões digitais, incluindo para celular. Portanto, mesmo que você não consiga comprar as versões físicas, você pode garantir as de celular. Aliás, muitos desses aplicativos são gratuitos, então, realmente não há motivo para não tê-los.
As Versões Digitais Dos Jogos De Cartas São Gratuitas?
Sim, a maioria dos jogos de cartas citados possuem versões digitais que são gratuitos.
Agora que você sabe quais são os jogos de cartas que os brasileiros acham mais divertidos, você terá potencialmente centenas de horas de muito entretenimento, sendo ainda melhor caso os passe com as pessoas que você mais se importa. Por fim, compartilhe este artigo com amigos e familiares que desejam saber mais sobre os jogos de cartas que os brasileiros mais gostam!