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Como Jogar Carrom

O objetivo principal do carrom é usar o striker com um movimento do dedo para empurrar as moedas para qualquer um dos quatro bolsos nos cantos. O objetivo aqui é acertar as moedas e tentar encaçapá-las em qualquer um dos quatro cantos. O objetivo principal deste jogo é encaçapar todas as nove moedas, além da rainha, antes do seu oponente.

Online Carrom é um jogo baseado em habilidade e, para jogar este jogo, um jogador precisa se concentrar e praticar para ter uma melhor compreensão dos ângulos.

Vislumbre da Dinâmica do Jogo

Antes de mergulharmos nas regras do jogo, vamos dar uma rápida olhada para entender como o striker se move entre os quatro jogadores.

  1. Vamos considerar que há duas equipes, cada uma com dois jogadores. A equipe que vence o lançamento tem a oportunidade de fazer o primeiro lance, e os dois jogadores podem decidir entre eles quem fará o primeiro lance.
  2. O jogador que faz o primeiro lance usa as moedas brancas de carrom e tenta encaçapá-las.
  3. Se o jogador encaçapar com sucesso uma moeda de carrom, ele recebe outra chance de fazer um lance.
  4. Se o jogador não conseguir encaçapar uma moeda de carrom, o lance passa para o jogador oponente imediatamente à sua direita, em sentido anti-horário.
  5. Na vez do jogador oponente, ele tenta encaçapar as moedas pretas de carrom, e o jogo continua enquanto os jogadores se revezam encaçapando alternadamente as moedas brancas e pretas de carrom.

O Que é o Lance no Carrom

No carrom, o lance refere-se à ação de bater no disco striker com o objetivo de bater e encaçapar as moedas de carrom.

  1. Durante o lance, os jogadores devem garantir que apenas o braço que está jogando repouse no tabuleiro.
  2. O jogador que faz o primeiro lance deve colocar o striker na linha de base e fazer o lance em um único movimento.
  3. Em uma partida individual, a oportunidade de iniciar alternará entre os jogadores. Em duplas, o início ocorre em sentido anti-horário.
  4. O oponente não tem um lance até que o jogador que faz o primeiro lance falhe em encaçapar uma moeda de carrom.
  5. Ao posicionar o striker no círculo de base, ele não deve tocar na linha imaginária em nenhum ponto durante o jogo.
  6. Após o lance ou turno de um jogador, o árbitro é responsável por passar o striker para o oponente, se necessário. Os jogadores podem usar seus próprios strikers pessoais, desde que sigam as leis do carrom.

Importância de Cobrir a Rainha

Cobrir a rainha no carrom é de extrema importância e pode impactar significativamente o resultado do jogo. A rainha possui um status especial como a peça de carrom mais valiosa. Quando um jogador cobre a rainha, significa que ele encaçapou imediatamente sua própria moeda de carrom após encaçapar a rainha.

  1. A rainha pode ser encaçapada depois que o jogador encaçapar pelo menos uma de suas moedas de carrom.
  2. Para cobrir a rainha, o jogador deve encaçapar suas moedas de carrom. Se bem-sucedido, o jogador ganha os pontos da rainha, que são concedidos se eles vencerem o tabuleiro.
  3. Cada moeda de carrom preta e branca vale um ponto, enquanto a rainha vale três pontos.
  4. Se o jogador cobrir a rainha e vencer o tabuleiro, eles recebem os pontos da rainha.
  5. Um tabuleiro termina quando as moedas de carrom do oponente são encaçapadas, deixando apenas as moedas de carrom do vencedor no tabuleiro. O vencedor ganha pontos iguais ao número de moedas de carrom do oponente restantes, mais os pontos da rainha se a encaçapou. Se o vencedor não encaçapou a rainha, ele recebe pontos iguais ao número de moedas de carrom restantes no tabuleiro. Neste caso, o oponente não recebe pontos pela rainha.
  6. Se um jogador tiver uma devida sem encaçapar nenhuma de suas moedas de carrom, a primeira moeda de carrom que ele encaçapar retornará ao tabuleiro, e o jogador continuará seu lance. Neste caso, o jogador pode agora encaçapar a rainha primeiro e cobri-la.
  7. Se um jogador encaçapar a rainha e uma moeda de carrom em um único lance, a rainha é considerada coberta.

Como é Feita a Pontuação no Carrom

  1. O total de pontos em uma partida é 25, e os jogadores não podem depender da rainha para 21 pontos ou mais.
  2. O jogador que atingir 25 pontos primeiro é declarado vencedor do jogo.
  3. Cada jogador tem 10 segundos para fazer o lance ou começar, após o qual o oponente tem sua vez.
  4. Um máximo de oito tabuleiros são jogados em uma partida.
  5. O jogador que atingir 25 pontos primeiro dentro desses oito tabuleiros será o vencedor, ou se nenhum jogador atingir 25 pontos, o vencedor será determinado com base nos pontos máximos acumulados até o final do oitavo tabuleiro.
  6. Todos os oito tabuleiros devem ser concluídos dentro de 25 minutos a partir do início do jogo. Se não forem concluídos, o jogador com mais pontos ao final do último tabuleiro será declarado vencedor.

Criação e Lidar com Falta no Carrom

Faltas no carrom resultam em penalidades ou dívidas. Aqui estão algumas situações comuns de faltas:

  1. Disturbar ou tocar no tabuleiro ou moedas de carrom enquanto está ocioso ou jogando é uma falta, resultando em uma dívida de uma moeda de carrom.
  2. Se uma moeda de carrom for retirada do tabuleiro durante um lance ou jogo, o jogador que faz o lance perde a vez.
  3. Empurrar o striker para acertar as moedas de carrom é uma falta, resultando em uma penalidade de uma moeda de carrom ou o jogador perdendo a vez.
  4. Encaçapar apenas o striker ou o striker com uma moeda de carrom é uma falta. Como penalidade, a moeda de carrom retorna ao tabuleiro, e o jogador perde a vez. O oponente então tem a chance de colocar a moeda de carrom em qualquer lugar dentro do círculo. Além disso, o jogador que fez o lance perde a vez.
  5. Encaçapar a rainha primeiro durante um lance ou turno é uma falta.

Preparando-se para Jogar Carrom

Coloque o tabuleiro de carrom em uma superfície plana e estável. Um jogador precisa garantir que haja espaço suficiente ao redor do tabuleiro para que os jogadores fiquem confortáveis enquanto fazem seus lances. O striker deve ser colocado no meio.

  1. Em partidas individuais, os jogadores sentam-se um de frente para o outro.
  2. Em partidas duplas, os parceiros sentam-se um de frente para o outro e os oponentes sentam-se de cada lado.
  3. Os jogadores não podem levantar ou mover a cadeira ou mesa para reposicionar-se para um lance. No entanto, os jogadores podem mudar de posição sem mover a cadeira.
  4. Um jogador não pode apoiar-se em objetos ao redor para jogar o jogo.
  5. O jogo começa com um lançamento em que um árbitro esconde uma moeda de carrom branca ou preta em suas mãos. O jogador que acertar corretamente ganha.
  6. O jogador que vence o lançamento tem a escolha de iniciar o jogo ou trocar de lado. Se escolher trocar de lado, o lance vai automaticamente para o oponente.
  7. O árbitro então arranja as moedas de carrom no centro do tabuleiro, com a rainha no meio do arranjo. Nove moedas pretas e nove moedas brancas de carrom são usadas para este arranjo.
  8. As moedas de carrom pretas e brancas são colocadas alternadamente em uma formação circular ao redor da rainha. O arranjo não deve ultrapassar o círculo externo.
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Perguntas Frequentes sobre Como Jogar Carrom

No carrom, o objetivo é impulsionar as moedas para um dos quatro bolsos nos cantos usando o striker, juntamente com a rainha, antes de seus oponentes.

Como primeiro passo, use a palma da mão, o polegar ou os dedos que não estão jogando para estabilizar sua mão de lance no tabuleiro. Isso garantirá que o striker seja sempre impulsionado. Certifique-se sempre de que o dedo de lance está muito próximo ao striker para melhorar o alvo no tabuleiro.

O carrom pode ser jogado por quatro pessoas tão facilmente quanto por 2 pessoas. Para o jogo de duplas, os parceiros são posicionados um em frente ao outro, e o jogo segue em ordem horária.

Quando três jogadores estão envolvidos, o objetivo é marcar mais pontos. Não há peças atribuídas aos jogadores, apenas pontos são atribuídos às peças. Enquanto as moedas pretas valem 1 ponto, as moedas brancas valem 2 pontos, e a rainha vale 5 pontos.

Cada jogador é colocado em lados opostos e se reveza para encaçapar suas respectivas moedas seguindo todas as regras. As regras são semelhantes à forma como o jogo é jogado com 4 jogadores.

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