Se você quer aprender mais sobre o jogo de Paciência ou Solitaire, saiba que ele é ainda mais interessante do que parece. Desde seu lançamento para computadores na década de 1990, junto com o Windows, da Microsoft, o jogo acabou se tornando um hábito diário de pessoas de diversos países.
Ao contrário de antigamente, quando só tínhamos as cartas na mão para jogar, hoje em dia o jogo de Paciência pode ser jogado no computador, tablet ou celular. Quer dizer: é muito fácil ter acesso ao jogo. Aliás, quem é que não aprecia um bom jogo de cartas?
O que talvez as pessoas não saibam é que aquele jogo de Paciência conhecido originalmente no Windows, cujo nome mais específico é Klondike, não é o único tipo de Paciência que existe. Paciência ou Solitaire são apenas nomes genéricos para denominar todas as variações, mas cada uma delas tem seu próprio nome, como: Klondike, Spider, Free Cell, dentre outros que você certamente já ouviu por aí e nem sabia que, no final das contas, tratavam-se simplesmente de um tipo de Paciência.
Por que o jogo de Paciência possui tantas variações? Na verdade, este é um jogo muito antigo e passou por diversas regiões do mundo, alcançando vários continentes. Assim, tanto a sua existência remota quanto os diversos ambientes por onde foi popularmente jogado, aos poucos imprimiram ao jogo algumas características e peculiaridades, dando origem a variações, ou seja, diversas formas divertidas e criativas de se jogar.
Em Que Consiste o Jogo de Paciência?
O jogo de Paciência é um jogo que utiliza as 52 cartas do baralho (desprezando-se os Jokers), sendo que algumas variações admitem a utilização de dois baralhos, ou seja, 104 cartas. Você notou que o jogo também se chama Solitaire (Solitário)? Este nome se justifica pelo fato de que o jogo de Paciência, qualquer que seja a variação, tem uma característica única: foi pensado para ser jogado por uma só pessoa, sem adversários.
Outras características comuns a todas as variações são:
- Paciência não tem limite de tempo. Você pode tomar o tempo que for para cada jogada;
- Paciência não tem limite de jogadas. Quer dizer que você pode fazer quantos movimentos desejar, inclusive retrocedendo as jogadas quando possível.
- Como não existe um oponente, a contagem dos pontos é secundária e faz mais sentido caso você não consiga terminar o jogo.
Vamos Conhecer Algumas Variações do Jogo de Paciência
Klondike
- De origem um tanto quanto incerta, acredita-se que esta variação surgiu na região de Klondike, no Canadá, de onde herdou o nome. Este local, durante o Século XIX, vivia o final da corrida do ouro. Foi quando o jogo Klondike alcançou grande popularidade entre os garimpeiros.
- Posteriormente, o Klondike ficou muito conhecido também nos Estados Unidos e se tornou ainda mais popular quando foi lançado com o software Windows 3.0.
- Utiliza as 52 cartas do baralho.
- O jogo possui 4 áreas.
- As fundações, espaços inicialmente vazios, que devem ser preenchidos por todas as cartas de cada naipe, ordenadas ascendentemente (do Ás ao Rei).
- A mesa, que contém 7 colunas com cartas de cabeça para baixo, com exceção da primeira.
- O “morto” ou “estoque”, onde as cartas restantes são colocadas de cabeça para baixo.
- A área ao lado do estoque, onde as cartas deste são tiradas e viradas para cima.
- O objetivo do jogo é transferir as cartas de todas as áreas para as fundações.
- O jogador pode manipular as cartas, colocando-as em ordem descendente e cores alternadas. Se uma das colunas ficar vazia, o jogador pode ocupá-la com as cartas de outra coluna.
Spider
- O jogo de Spider é uma das variantes mais populares de Paciência. Uma de suas características é a possibilidade de utilização de um ou dois baralhos, então formando 104 cartas no total. Em consequência do número maior de cartas do baralho, o jogo Spider fica um pouco mais complexo.
- É comumente comparado às pernas da aranha, precisando de oito colunas para vencer o jogo, por isso o nome Spider.
- No Spider, você deve movimentar as cartas da mesa até formar pilhas com sequências de cartas em ordem decrescente (do Rei ao Ás).
- O jogo tem 2 áreas.
- A mesa, na parte superior, que contém dez colunas com cartas (algumas à mostra, outras de cabeça para baixo) para serem empilhadas.
- O “morto” ou “estoque”, na parte inferior direita, que contém as restantes cartas de cabeça para baixo.
- Você pode movimentar as colunas com sequências formadas, mas somente se elas forem do mesmo naipe.
- O objetivo é completar a sequência de cartas até o final, para não restar mais cartas desordenadas na coluna e, assim, formar em cada coluna a sequência completa.
FreeCell
- É uma variante muito parecida com a modalidade tradicional e também é conhecida por precisar de jogadas mais estratégicas.
- Utiliza as 52 cartas do baralho.
- Nesta variação, não existem cartas de cabeça para baixo.
- Todas as cartas são dispostas diretamente na mesa, sem morto ou estoque.
- O objetivo do jogo FreeCell é formar pilhas de quatro naipes no canto superior direito, chamado de fundações. Ou seja, assim como a variação Klondike, deve-se preencher os quatro naipes completos nesta área.
- Acima da área da mesa, temos quatro células livres, no canto superior esquerdo, com espaço para apenas uma carta. Devem ser usadas como área de troca. São um recurso tão essencial do jogo que é dali que surge o seu nome (Free Cell significa célula livre).
- E abaixo, na mesa, estão as oito colunas, com as cartas que ficam dispostas para cima, onde dever ser ordenadas na sequência descendente e com cores alternadas.
Tripeaks
- Este jogo de Paciência é uma exceção: foi inventado recentemente com o objetivo de maximizar as possibilidades de soluções.
- Utiliza as 52 cartas do baralho.
- As cartas são dispostas na mesa em formato de 3 pirâmides e devem ser descartadas para uma área de “lixo”.
- O lixo só aceita cartas cujo valor for exatamente acima ou abaixo do valor da carta no topo do lixo.
- A presença de um “estoque” ajuda a dispor uma nova carta no topo do lixo, evitando que o jogo se torne estagnado por falta de soluções possíveis.
Pirâmide
- Possui apenas a mesa em formato de pirâmide e um estoque.
- Utiliza as 52 cartas do baralho.
- Deve-se selecionar 2 cartas da mesa (ou uma da mesa e uma do estoque) de forma que a soma de seus valores resulte em 13 (Ás vale 1 e Rei vale 13).
- As cartas selecionadas então são descartadas e uma nova seleção deve ser feita.
- O objetivo é descartar todas as cartas formando as duplas que somam 13.