Se você é fã do jogo de Truco, não deixe de conferir as diferenças e semelhanças entre as variantes paulista e mineira.
Para se ter um bom desempenho no jogo de Truco, tanto em reuniões de amigos quanto no jogo de Truco Online, é preciso conhecer bem todas as suas peculiaridades. O Truco é famoso pela sua alegria contagiante e pela arte do blefe. Mas você sabia que, dependendo da região do Brasil, algumas regras podem mudar?
A história do Truco no Brasil é muito antiga. Embora este jogo tenha se originado na Europa, ele tem percorrido um longo caminho até os dias atuais. O Truco foi tão difundido no nosso território que já o consideramos como um jogo brasileiro. A popularidade do Truco é tão grande que é raro encontrar uma pessoa que não conheça o jogo, ou que não o tenha jogado pelo menos uma vez na vida.
O jogo de Truco é famoso em diversas regiões do Brasil, sendo consideradas as mais famosas as variantes do Truco Paulista, do Truco Mineiro e Truco Gaúcho ou Gaudério. Todas elas possuem diferenças e semelhanças e, se você costuma jogar muito com seus amigos, é sempre bom conhecer estas características para não ‘fazer feio’ e acabar perdendo na próxima oportunidade.
O Truco Paulista:
- O Truco Paulista é bastante difundido, sendo jogado em diversas regiões brasileiras. Por vezes, nós não percebemos que estamos jogando a variante de Truco Paulista e não outra variante, tamanha a sua popularidade e difusão nas diversas regiões brasileiras.
- É comum ser jogado nas versões de Truco Online. Às vezes, nas plataformas de jogos, estas variantes não estão bem especificadas, por isso a variante paulista faz a vez de variante padrão.
O Truco Mineiro:
- O Truco Mineiro é uma variante igualmente popular, sendo considerada uma das mais tradicionais do Brasil.
- Acredita-se que o Truco Mineiro foi uma das primeiras variantes a ser jogada no país, por isso é considerada como muito tradicional.
- Esta variante é conhecida pela animação e popularidade entre os jogadores, principalmente pelos blefes e pedidos de Truco animados e envoltos em muitas gargalhadas e falatórios.
- É possível encontrar a variante mineira também online. Diversas plataformas oferecem opções entre as variantes Paulista e Mineira.
Diferenças entre Truco Paulista e Truco Mineiro:
- Na Pontuação:
- Uma diferença importante entre estas duas variantes é a pontuação. Cada variante tem um sistema de pontuação próprio.
- No Truco Paulista, cada partida (ou mão, como também é chamada a partida composta por três rodadas) vale 1 ponto, ou seja, o jogo avança sempre de 1 em 1 ponto.
- Quando um jogador pede Truco e vence a aposta no Truco Paulista, o jogador ganha 3 pontos.
- E ainda pode ganhar:
- 6 pontos, se pedir para aumentar a aposta para 6.
- 9 pontos, se pedir para aumentar a aposta para 9.
- 12 pontos, se pedir para aumentar a aposta para 12.
- No Truco Mineiro, cada partida vale 2 pontos, ou seja, cada vez que se ganha uma partida, ou mão, o jogador ganha 2 pontos. Avança-se assim de 2 em 2 na variação mineira.
- Quando um jogador pede Truco e vence a aposta no Truco Mineiro, o jogador ganha 4 pontos.
- E ainda pode ganhar:
- 8 pontos, se pedir para aumentar a aposta para 8.
- 10 pontos, se pedir para aumentar a aposta para 10.
- 12 pontos, se pedir para aumentar a aposta para 12.
- Nas Manilhas:
- No Truco Paulista, as manilhas são definidas pela carta “vira”. Por exemplo, se a carta virada é uma carta 2, então a manilha será todas as cartas de número 3, respeitando a hierarquia dos naipes e das cartas (ordem decrescente de valor).
- Paus, Copas, Espada e Ouros.
- 3, 2, A, K (Rei), J (Valete), Q (Dama), 7, 6, 5, 4.
- No Truco Mineiro, as manilhas são fixas, e não variáveis, como as do Truco Paulista. Portanto, serão como a seguir, em ordem decrescente:
- 4 de Paus (Zap ou Gato)
- 7 de Copas (Copeta ou Copilha)
- Ás de Espada (Espadilha)
- 7 de Ouros (Pica-Fumo ou Mole)
- Mão de 11 ou Mão de 10:
- No Truco Paulista, quando uma das duplas atinge 11 pontos, significa que estão prestes a finalizar o jogo e logo alcançarão os 12 pontos. Por isso, esta situação no Truco Paulista é chamado de mão de 11, ou seja, trata-se da última mão antes de vencer o jogo.
- No Truco Mineiro, esta última mão se chama mão de 10.
- Neste caso especial, não é permitido pedir Truco. Esta regra vale para as duas variações.
Semelhanças entre o Truco Paulista e o Truco Mineiro:
- As regras nas duas variantes são essencialmente as mesmas, porém a contagem dos pontos e os nomes das jogadas são adaptadas a cada região.
- Em ambas, o objetivo é o mesmo: alcançar os 12 pontos. A dupla ou o jogador que primeiro alcançar 12 pontos ganha o jogo.
- Tanto o Truco Paulista quanto o Truco Mineiro utilizam um baralho francês de 52 cartas, sem as cartas do curinga e as cartas de número 8, 9 e 10 de todos os naipes. Joga-se com um total de 40 cartas do baralho.
- A ordem das cartas no Truco Paulista e no Truco Mineiro é a mesma, em ordem decrescente de valor: 3, 2, A, K (Rei), J (Valete), Q (Dama), 7, 6, 5, 4.
- A Mão de Ferro é semelhante nas duas variações, acontecendo quando as duas equipes atingem os 11 pontos no Truco Paulista ou 10 pontos no Truco Mineiro.
- É possível jogar Truco Online nas duas variantes. Escolha plataformas confiáveis e divertidas, em que você consiga interagir com outros jogadores para praticar online.
Agora que você já conhece as diferenças e semelhanças das variações Paulista e Mineira, não perca tempo e comece a praticar estas duas modalidades incríveis!