Por incrível que pareça, as cartas de baralhos, como a conhecemos hoje, existem há séculos. Mais impressionante ainda, porém, é que as suas versões anteriores se remetem a mais de um milênio. Ou seja, os jogos de baralhos nos acompanham quase que metade da história humana civilizada. Impressionante, não é mesmo?
Os jogos de cartas de baralho, desde então, se tornaram e permaneceram extremamente populares, atravessando a história da humanidade. Durante esse percurso, adições e alterações foram feitas, tornando-se nos baralhos que conhecemos hoje.
Atualmente, as tatuagens de naipes se tornaram cada vez mais recorrentes nos corpos das pessoas, ao ponto de se tornarem até mesmo comuns. Você deseja saber o significado da tatuagem de naipe, de onde os naipes surgiram e por que elas se tornaram tão comuns? Então, continue lendo este artigo, que responderemos todas essas perguntas!
De onde surgiram os naipes de cartas?
Antes de falarmos dos naipes das cartas, começaremos falando sobre a possível origem das cartas em si. Não se sabe exatamente quando ou por quem elas foram criadas, porém, há indícios de que a China seja o país originário. Os primeiros registros de jogos de cartas remontam há mais de mil anos. Impressionante, não?
Após a criação dos baralhos na China, os árabes levaram os jogos para os seus países, e assim, foram posteriormente levados para a Europa. Lá, eles se popularizaram principalmente na França, Espanha e Itália. Na Europa, houve algumas alterações que permaneceram nos baralhos de cartas como os conhecemos hoje: os naipes.
Na época, antes do século XV, foram criados diversos naipes diferentes, como taças, moedas, bastões, corações, sinos, folhas, além dos que já conhecemos hoje. Porém, essas variações, sendo latinas e alemãs, caíram em desuso após a padronização francesa de naipes: paus, copas, ouros e paus.
Os naipes franceses se tornaram o novo padrão por serem mais fáceis de entender e bonitos. Além disso, a colonização francesa fez com que essa versão de cartas de baralho se espalhasse em diversos outros locais e continentes.
O significado original dos naipes franceses foram os seguintes:
- Paus: camponeses e pessoas comuns.
- Copas: padres e figuras importantes do clero da época.
- Ouros: comerciantes e vendedores.
- Espadas: nobreza e cavaleiros.
Contudo, com a evolução dos baralhos de cartas, os seus símbolos também foram mudando. Nos baralhos franceses de hoje, são representadas principalmente figuras históricas, religiosas e mitológicas. Pessoas como Júlio César, Alexandre, O Grande, Rei Davi, o cavaleiro Lancelot e mais são algumas das principais figuras nos baralhos mais comuns, incluindo no Brasil. Mas e quanto às tatuagens dos naipes, o que elas significam? Veremos a seguir.
Qual é o significado da tatuagem de naipes?
Além das figuras citadas acima, os naipes de cartas de baralho têm significados mais esotéricos. Existem as cartas de tarô, que são usadas como uma forma de prever o futuro das pessoas, como forma de preparação para o que está por vir. Porém, no Brasil, os naipes possuem o significado menos associado a alquimia, e sentidos mais gerais. Veja-os logo abaixo.
- Copas: por ser representada por corações, as copas têm um significado associado às emoções e às artes. Além disso, elas representam também o elemento da água.
- Paus: se copas representa a água, paus é o seu oposto: o fogo. Esse naipe significa energia, crescimento pessoal, paixão e motivação.
- Espadas: de longe o mais esotérico e misterioso dos naipes, as espadas representam a busca por respostas, seja elas pessoais ou do mundo exterior. Para refletir isso, o seu elemento é o ar.
- Ouros: por ser o naipe mais “pé no chão”, faz sentido ele representar o elemento terra. O naipe de ouros significa a realidade como ela é, o concreto, a praticidade do mundo, em como lidar com ele e ter sucesso nisso.
Visto os seus significados, agora surge a dúvida: por que essas tatuagens são tão populares atualmente? Analisaremos essa pergunta logo abaixo.
Por que as tatuagens de naipes são tão comuns?
O significado da tatuagem é, geralmente, algo muito pessoal da pessoa que decide marcar o seu corpo com um determinado símbolo. O que significa uma coisa para o mundo exterior não é necessariamente o mesmo para a pessoa que fez a tatuagem. Logo, não é possível dizer com certeza os motivos que uma pessoa faz uma tatuagem de naipes de baralhos.
Contudo, há alguns motivos razoáveis para que as pessoas gostem tanto de fazer esse tipo de tatuagem. Por exemplo, a pessoa talvez esteja procurando algo mais concreto na sua vida, por respostas de uma questão existencial que esteja passando na sua mente. Então, ela decide simbolizar isso por meio de uma tatuagem de espadas, que significa a sua busca incessante pela resposta.
Há também casos em que a pessoa apenas ache o naipe em questão bonito, e deseja fazer a tatuagem em seu corpo, sem nenhum outro significado além disso. Por fim, há também aqueles que amam jogar cartas e se divertir em diversos jogos, então, escolhem marcar seus corpos com símbolos desse jogo que amam tanto. As pessoas são complexas, e os motivos de como agem, diversos.
Agora que você sabe o significado da tatuagem de naipes, de onde esses símbolos surgiram e por que as pessoas gostando tanto de fazer tatuagens deles, nos conte: você faria tatuagens de naipes? Diga nos comentários abaixo e compartilhe com pessoas tatuadas, para que elas saibam a razão por trás dessas tatuagens tão curiosas.