Os jogos de cartas e baralhos acompanham a humanidade há muito tempo, passando o nosso tempo, divertindo e conectando pessoas. Porém, você já se perguntou por que ele foi criado, de onde surgiu, e quantos tipos de baralho existem?
Se você tem curiosidade para descobrir as respostas para essas perguntas, veio ao texto certo! Continue lendo para descobrir quantas cartas tem um baralho, qual é a sua possível origem, simbologia e mais!
Quais tipos de baralhos existem?
Como você provavelmente já deve saber, não existe apenas um tipo de baralho de cartas. Enquanto alguns jogos usam o baralho tradicional de 52 cartas, outros precisaram até mesmo criar o seu próprio tipo.
Baralho espanhol
O baralho espanhol possui 48 cartas, e as cartas numeradas vão do 1 (ou A) até o 9. Já as cartas de letras são J (valete), Q (cavaleiro) e K (rei), 10, 11 e 12, respectivamente. Os personagens presentes nas figuras são camponeses, comerciantes, soldados e religiosos. Os seus 4 naipes são espadas, ouros, copas e bastos.
Baralho francês
O baralho francês é o mais conhecido no Brasil, possuindo 52 cartas de 4 naipes (copas, ouros, paus e espadas). Cada naipe possui 13 cartas cada. Assim como o baralho espanhol, o francês possui as cartas 10 até 12 como as letras J, Q e K. Porém, as suas figuras são levemente diferentes: a carta Q é representada pela dama.
Baralhos personalizados
Além dos tradicionais citados, há também os baralhos personalizados. Você provavelmente já viu ou até mesmo já jogou Uno, certo? Aquele com cartas coloridas e com uma dinâmica de jogo bem fluida. Porém, não existe apenas esse. Há outros muito famosos, como Pokémon e Yu-Gi-Oh!.
Baralho de tarô
Esse é um mais inesperado, mas o baralho de tarô também deve ser considerado. Composto por 78 cartas, esse baralho possui algumas características distintas. Veja a seguir algumas delas:
- As cartas de tarô foram criadas entre os séculos XV e XVI, na Itália. Inicialmente, nobres e senhores de casa o jogavam, mas ele se difundiu rapidamente depois disso;
- Tarô não é apenas um jogo de cartas para diversão. Para muitos, ele é uma forma de análise do futuro, possuindo poderes esotéricos e sobrenaturais. As suas figuras podem supostamente dizer o futuro da pessoa analisada, ajudando-a no processo.
- Cada naipe possui 14 cartas, do 1 (A) até o 10, além das cartas com figuras, como dos baralhos já citados.
- O tarô possui a adição dos trunfos, cartas especiais que não são numeradas. Elas que são usadas na previsão do futuro e nas práticas esotéricas.
- O curinga, porém, não faz parte dos trunfos, sendo uma carta sem lar. Ela não é nem especial como as cartas trunfo, nem é numerada e parte das cartas tradicionais. Interessante, não?
Quantas cartas têm um baralho?
Como vimos logo acima, o número de cartas em um baralho depende de qual baralho estamos falando. Caso seja o mais comum, o francês, ele possui 52 cartas. Contudo, se estivermos levando em consideração o baralho espanhol, são 48.
Quais são as cartas presentes em um baralho?
As cartas presentes na maioria dos baralhos citados acima são de número 1 (A), 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10 e das letras J, Q e K. Cada naipe possui 13 cartas. Além disso, dependendo do baralho, há a presença de 2 curingas.
Qual é a origem das cartas de baralho?
Não se sabe exatamente a origem das cartas de baralho, mas, supostamente, as pessoas já jogavam variações há muitos séculos. O que se sabe de fato é que esse jogo chegou na Europa no século XIV, espalhando-se rapidamente pelo ocidente. Contudo, existem evidências de que o baralho de cartas seja uma invenção chinesa. Há outros que acham que foi uma criação árabe, mas não é sabido ao certo até hoje.
O que sabemos é que há uma simbologia por trás dos números. Por exemplo, as 52 cartas podem representar as 52 semanas de um ano no calendário romano. Os 4 naipes podem ser as 4 estações do ano, verão, outono, inverno e primavera.
Se você quer jogar jogos com pessoas reais de graça, experimente nosso app: Buraco Online
Cada naipe possui 13 cartas, os quais são as 13 semanas de cada estação. Além disso, as cores vermelhas e preto podem significar dia e noite, respectivamente. Interessante, não é mesmo? Detalhes que parecem não ter sentido foram muito bem pensados. Porém, há que ache que isso só sejam rumores, criações posteriores a partir do século XIX, para adicionar misticismo a esses objetos tão comuns na nossa rotina.
Agora que você sabe não apenas quantas cartas tem um baralho, mas alguns dos tipos de baralhos que existem, quais cartas eles possuem, além da sua possível origem, você está mais do que pronto para colocar em prática todo esse conhecimento. Pratique as suas habilidades em diferentes jogos, temos certeza que vai se apaixonar! Por fim, compartilhe este artigo com seus amigos que também queiram saber curiosidades sobre jogos de cartas!