Truco é um jogo de cartas tradicional e famoso no Brasil. Porém, as suas origens são nebulosas, sendo criado provavelmente em algum país europeu, como a Espanha. Imigrantes italianos, espanhóis e portugueses trouxeram o jogo para o Brasil, sendo popularizado na maior parte do país.
Contudo, por ele ter se espalhado para diversos estados diferentes, variações de truco foram surgindo. E dependendo de cada uma, baralhos diferentes são usados. Quer saber sobre os tipos diferentes e qual tipo de baralho é utilizado no truco? Então leia este artigo para descobrir!
O Que é Truco?
Truco é um jogo de cartas jogado por duas equipes diferentes. Cada partida pode ter entre 2, 4, 5, 6, 8, 10 ou 12 jogadores, separados em dois times. Uma mão, como é chamada, possui 3 rodadas, e cada uma vale 1 ponto, no começo.
Cada jogador recebe 3 cartas, que devem fazer combinações para obter pontos. O jogo, por sua vez, é dividido em duas partes, cada uma valendo 12 pontos. A equipe que conseguir atingir os 24 pontos primeiro vence.
Se um jogador pedir truco, o seu valor da mão aumenta. Os oponentes podem aceitar o pedido, e a rodada passa a valer 3 pontos, podem fugir (recusar e finalizar a mão) ou até mesmo aumentar a aposta para 6 ou 12 pontos.
Qual São os Tipos de Baralhos São Usados no Truco?
É possível usar baralhos diferentes no truco online, geralmente dependendo da versão que você jogará. Entre os principais tipos, são utilizados o baralho francês e o espanhol. Veja a seguir as principais características do tipo francês.
Baralho Francês
- Possui 52 cartas, com 13 cartas de cada naipe, sendo eles as espadas, ouros, copas e paus;
- Cada naipe possui um A, um valete (J), uma dama (Q) e um rei (K);
- Há também dois Jokers, mas no caso do truco, eles não são utilizados.
No caso do baralho espanhol, os seus detalhes diferenciados são os seguintes:
Baralho Espanhol
- Seus baralhos são de 48 ou 40 cartas. Na versão com menos cartas, há a ausência dos números 8 e 9;
- As cartas com figuras da versão espanhola são diferentes das paulista, sendo elas o sota/valete (10), cavalo (11) e veia (12);
- Os naipes são espadas, copas, ouros e bastos.
Leia mais: Guia Completo de Truco
Quais Variações de Truco Existem no Brasil?
O baralho utilizado no truco tradicional é de cartas comuns, de 52. Porém, o baralho utilizado no truco paulista usa a versão francês, com 40 cartas. Veja mais alguns detalhes sobre essa versão abaixo.
- As cartas de número 10, 9 e 8, além dos Jokers, são todas retiradas antes do início da partida;
- As cartas mais fortes na versão paulista são, da ordem mais forte para mais fraca: 3, 2, A, K, Q, 7, 6, 5 e 4;
- Em cada mão (que possui 3 rodadas), um jogador diferente será o mão, o primeiro a jogar e, em caso de empate das 3 rodadas, o vencedor. O jogador mão é definido como aquele que está à direita do jogador que distribuiu as cartas para os outros.
O baralho utilizado no truco goiano, por sua vez, é espanhol de 40 cartas, e possui algumas características distintas, que listamos logo abaixo:
- Diferente da variação paulista, que é divido em pontos por rodadas, o truco goiano contabiliza a pontuação total de cada jogador por carta;
- Cada carta possui uma pontuação distinta;
- Há 3 cartas especiais: o pica fumo, o zap e a espada;
- Os jogadores podem pedir truco assim que o jogo começa, diferente da versão paulista, em que ele só pode ser pedido depois de uma rodada.
Por fim, o baralho utilizado no truco gaúcho, ou gaudério, é o espanhol. Essa versão utiliza 40 cartas, com as de número 8, 9 e 10 retiradas do baralho antes do início da partida. O mesmo vale para os dois Jokers.
Mais informações: Truco: Passo a Passo de Como Jogar
Antes da partida em si, há uma disputa preliminar, chamada de envido. Os pontos conquistados aqui não são contabilizados com os pontos de truco. São um jogo a parte. Cada carta numéricas, de A até 7, possuem pontos de mesmo valor que a carta em si, e somente a mais alta das três é contabilizada. Por exemplo, um A vale 1 ponto, e a carta 5 vale 5 pontos. Você tem envido de: 2 ouros, 4 paus e 7 espadas. A sua pontuação é 7.
Porém, as cartas J, Q e K não possuem pontos, ou seja, 0. No caso de ter duas cartas com o naipes repetidos, deve-se adicionar 20 pontos a elas. Duas cartas de paus de números 3 e 7, por exemplo, serão somadas a elas mais 20 pontos, totalizando 27 pontos.
Atenção: o envido só pode ser solicitado antes do início do truco e na sua vez de jogar. Ou seja, apenas o primeiro jogador poderá pedir. Caso contrário, a partida não terá envido e seguirá normalmente com o truco.
Pronto, agora você descobriu qual é o baralho utilizado no truco, e as suas respectivas versões! Você pretende testar outra variação, como a gaúcha ou a goiana? Conte para nós nos comentários e compartilhe este artigo com outros jogadores!