Se você está sozinho e não tem ninguém com quem jogar, não desamine! Nós preparamos uma lista de jogos de baralho para jogar sozinho que são muito divertidos e vão mandar para longe o seu tédio. O jogo de baralho é o passatempo preferido de muitas pessoas, sendo comumente jogado nas festas, nas reuniões de família ou de amigos. Mas você sabia que dá para jogar com o baralho, mesmo estando só? Por isso, preparamos uma explicação de alguns jogos interessantes que você com certeza vai amar!
Jogo de Paciência
O Jogo de Paciência, também chamado Solitaire, é muito conhecido e possui uma grande gama de variações. Talvez a mais conhecida seja o Klondike, embora muitas outras sejam vastamente jogadas, como o Freecell, o Tripeaks e o Pirâmide.
- O Jogo de Paciência utiliza um baralho francês, com os quatro naipes completos, porém sem os coringas. As cartas são embaralhadas e distribuídas em colunas, de cabeça para baixo. O jogador tem um único desafio: a partir das cartas de cada coluna, deve ir montando os naipes na sequência correta.
- Para tanto, o jogador pode desvirar a carta mais baixa de cada coluna. Tomando as cartas desviradas, deve reorganizá-las em sequências descendentes, alternando as cores dos naipes. Assim, ele libera cada coluna para poder desvirar mais uma carta.
- Ao longo do jogo, o jogador deve remontar a sequência de cada naipe, começando pelo Ás e terminando pelor Rei (K). Há quatro espaços, um para cada naipe.
- O verdadeiro desafio do Jogo de Paciência, seja qual for a variação, é que nem todos os jogos podem ser resolvidos, e nem todas as formas de jogar levam ao sucesso. Então, seja atento e criterioso, e saiba como se desafiar para testar sua inteligência e perspicácia!
Jogo Monte Carlo
- Se, nos Jogos de Paciência conhecidos, as cartas são dispostas na mesa, em colunas, de cabeça para baixo, no famoso jogo Monte Carlo ocorre exatamente o contrário: as cartas são embaralhadas e dispostas sobre a mesa, de cabeça para cima, em uma matriz de 5 colunas por 5 linhas.
- Assim, temos 25 cartas sobre a mesa. Quanto às demais, estas são acumuladas de cabeça para baixo em uma pilha única, denominada “morto”, para serem compradas.
- O objetivo do jogo Monte Carlo é que o jogador, observando atentamente as cartas sobre a mesa, consiga formar duplas de cartas que possuem o mesmo valor e as recolher, independente do naipe, e que estejam dispostas lado a lado (horizontalmente, verticalmente ou na diagonal), em qualquer sentido.
- Cartas de mesmo valor mas dispersas na mesa, ou seja, contendo uma ou mais cartas entre elas, não podem ser recolhidas.
- Quando não existirem mais cartas para serem recolhidas, o jogador deve reorganizar a mesa e preencher os espaços vazios com cartas do “morto”, de forma a restabelecer as 5 colunas e 5 linhas de cartas na mesa.
- O jogador ganha se, exaurindo o morto, conseguir recolher todas as cartas e deixar a mesa limpa.
- O jogador perde se:
- Exaurir o morto e ainda houver cartas na mesa que não possam ser recolhidas;
- Independente do morto, se a mesa ficar toda ocupada nas suas 25 posições, porém sem nenhuma combinação possível.
Jogo da Memória
O Jogo da Memória é bem simples e lembra a nossa infância. Neste jogo, você se diverte, espanta a solidão e ainda exercita a sua memória.
- O objetivo do jogo é encontrar cartas iguais.
- Neste jogo, colocamos as cartas do baralho organizadas em linhas e em colunas, com a quantidade à sua escolha, tendo as cartas inicialmente viradas para cima, para que o jogador possa memorizar a localização das cartas que são iguais.
- Depois de alguns segundos, as cartas são viradas de cabeça para baixo, e o jogo começa.
- Na sequência, o jogador escolhe e desvira uma carta, e logo em seguida uma outra.
- Se o par de cartas tiver o mesmo valor, como, por exemplo: 2 de Paus e 2 de Ouros, ou Rei (K) de Copas e Rei (K) de Espadas, elas são retiradas do jogo e guardadas com o jogador.
- Se elas não formarem pares, elas são deixadas no mesmo lugar de cabeça para baixo para a próxima jogada.
- O jogador ganha se conseguir acumular o maior número de pares possível. No caso, este jogo também pode ser jogado em duplas, ou com mais pessoas.
- Quatro Reis
Este jogo é muito popular e é perfeito para se jogar sozinho. Você só precisa das cartas do baralho e disposição para ganhar.
- O objetivo do jogo é desvirar todas as cartas da mesa, evitando as cartas dos quatro Reis (K).
- Para jogar, o jogador deve organizar as cartas dispostas em 4 linhas e 12 colunas, sem os coringas.
- Depois de organizar as cartas, o jogador terá quatro cartas restantes, que serão usadas a cada tentativa do jogo. Elas ficam separadas de cabeça para baixo.
- Para começar, o jogador pega a carta da pilha separada e desvira. Em seguida, desvira uma das cartas da mesa aleatoriamente.
- Uma vez desvirada, o jogador coloca a carta que tem na mão na mesa, no mesmo lugar da desvirada, e pega a carta da mesa. O jogador continua trocando as cartas de sua mão com a carta da mesa.
- O jogador ganha se conseguir desvirar todas as cartas da mesa. E ele perde se encontrar o Rei (K). Neste caso, ele deve recomeçar retirando o Rei (K) da mesa e pegando outra carta da pilha separada.
Concluindo, jogar sozinho nunca foi tão divertido! É só pegar o seu baralho e começar a jogar.