Saiba mais sobre o jogo de Truco, suas regras e Dicas para Vencer mais partidas usando este guia completo. Comece a jogar hoje mesmo!
Truco
O jogo de truco chegou ao Brasil através dos imigrantes Europeus, que traziam consigo suas próprias regras e variações do jogo. Em determinadas partes do país é mais comum encontrar a variação francesa, enquanto em outras predomina o jogo espanhol. Para fins deste artigo serão explicadas as regras do truco espanhol, também chamado de truco Gaudério, mais abrangente e também um ótimo ponto de partida para aprender com maior facilidade as regras dos outros jogos. Os baralhos utilizados são tanto tradicional espanhol como o padrão para a maioria dos jogos de cartas.
E como o jogo funciona?
Como acontece com a maioria dos jogos populares, as regras do truco são maleáveis e podem ser modificadas a depender da finalidade do jogo, seja para partidas competitivas ou amigáveis com finalidade de comportar mais jogadores. Na regra padrão, o truco é jogado com dois, quatro ou até seis jogadores que são divididos em duas equipes. Os jogadores recebem três cartas, numeradas de 1 até 7.
O truco também pode ser adaptado para um baralho convencional, é preciso retirar as cartas de 8, 9, 10 antes de iniciar a partida, visto que elas não são usadas no truco. O jogo inicia pelo sentido anti-horário, com partidas subsequentes sendo iniciadas pelos jogadores que foram vitoriosos na partida anterior.
Cartas do truco espanhol
A depender da variação, existem diferentes cartas no baralho de truco. No truco espanhol as cartas são as seguintes.
As cartas a seguir são os naipes:
- Bastos: representado pelo bastão de madeira.
- Espada: representado pela espada de ferro.
- Copas: representado pelo cálice ou copo, geralmente acompanhado do coração.
- Ouros: representado pela moeda ou pilha de moedas.
As próximas cartas são as mais poderosas:
- Sota: também chamado de valete.
- Cavalo: também chamado de cavaleiro ou rei.
- Veia: também chamada de dama ou rainha.
As imagens podem variar levemente a depender do baralho. Os exemplos acima são tirados do baralho espanhol tradicional.
Força das cartas
As cartas do truco possuem uma força padrão, mas cuja ordem é alterada a depender das jogadas. A força das cartas do truco são as seguintes, em ordem crescente.
- Fracas: são as cartas mais fracas do truco, numeradas de 4 – 7.
- Médias/estratégicas: são cartas de força média, mas que são chave para o jogo, são a rainha, valete e rei.
- Fortes: são as cartas que prevalecem sobre as outras, o ás, 2 e 3.
Lembrando que a ordem de força acima é apenas o padrão, uma carta pode prevalecer sobre outras a depender das jogadas de cada rodada.
Ações
Os jogadores de truco podem tomar determinadas ações que influenciam no jogo a depender da força das suas cartas, as ações são:
- Pedir truco: momento em que um dos jogadores deseja aumentar o valor da rodada, desafiando os oponentes. Costuma dizer que o jogador possui boas cartas.
- Aceite: quando o oponente aceita o desafio de truco. Acontece quando o oponente acredita ter cartas melhores que a dos desafiantes.
- Retruco: é um aceite com acréscimo de aposta. Normalmente usado quando o jogador que recebeu o desafio está muito confiante.
- Desistir: é quando o jogador não aceita o truco. Normalmente por possuir cartas fracas, sendo penalizado com perda de pontos ao fim da rodada.
A depender do jogo, podem ser aceitas outras ações, como o envidio, que é capaz de modificar o resultado do truco a partir de uma recontagem das cartas.
Sequências de truco e nomenclaturas
Quer saber quais são as cartas mais fortes do truco? Então, veja logo abaixo, todas sendo listadas, de acordo com a sua força. A ordem de força do truco, indo da mais forte para a mais fraca são: 3, 2, Ás, K, J, Q, 7, 6, 5 e 4. Porém, além das sequências de cartas, há também as diferentes manilhas.
As manilhas são as cartas mais poderosas da partida. Os naipes mais fortes são, do mais forte para o mais fraco: paus, copas, espadas e ouros. As manilhas são cartas variáveis, ou seja, elas mudam conforme a partida. Na versão de truco paulista, a manilha é a carta seguinte da vira. A vira é a carta seguinte depois de todos os jogadores receberem as suas cartas. Ela deve ser virada para todos verem, por isso, o seu nome é vira.
Na versão de truco mineira, contudo, as manilhas já são estabelecidas nas regras. Elas são as seguinte:
- Zap – Chamado também de gato, a carta 4 de paus é considerada a mais forte da mão.
- Copeta – Conhecida como copilha, essa manilha é o 7 de copas.
- Espadilha – Esta manilha pertence à carta A de espadas.
- Pica-Fumo – Conhecida também como mole, a última manilha é o 7 de ouros.
Por fim, veja a seguir algumas das nomenclaturas do jogo de truco.
- Rodada: uma rodada possui 3 turnos. Em cada rodada, vale-se 1 ponto. Porém, quando um jogador pede truco, a rodada passa a valer 3 pontos ou mais, dependendo da jogada dos oponentes. A rodada pode acabar valendo 3, 6, ou até 9 pontos, dependendo da variação de truco sendo jogada.
- Mão-de-ferro: essa é uma situação em que as duas equipes possuem 11 pontos cada. Quando isso ocorre, a partida seguinte é a mão-de-ferro, onde quem vencer, ganha o jogo todo.
- Mão de 10: essa situação acontece na variação do truco mineiro. Quando uma equipe atinge 10 pontos, a rodada seguinte passa a valer 4 pontos.
- Mão de 11: presente na variação do truco paulista, essa situação ocorre quando um dos times alcança 11 pontos. Assim, a rodada seguinte começa já valendo 3 pontos.
Com as sequências e as nomenclaturas de truco devidamente aprendidas, agora vem a parte mais interessante: a de conhecer as dicas e de treinar muito. Assim, você se tornará rapidamente em um excelente jogador de truco!
Dicas para Vencer
Como pode ver, o truco é um jogo fácil de aprender, mas difícil de dominar. Bons jogadores de truco precisam desenvolver um bom nível de discrição, habilidade analítica e até mesmo de comunicação sutil com o parceiro. É um jogo em que sempre se está tentando ler o adversário, e uma fraca conexão entre parceiros pode significar uma derrota certa.
Uma boa dica para iniciar jogando truco com vantagem é escolher um parceiro inicial de confiança, o jogador novato que entra numa sala de jogos sozinho ou que precisará jogar com um desconhecido estará em desvantagem. Com um parceiro confiável, o jogador pode testar suas habilidades de comunicação corporal, também conhecidas como sinais. Existem dicas padrão para cada sinal, como por exemplo o levantar de ombros para perguntar se seu parceiro tem o três ou passar a mão pelo pescoço para que seu companheiro peça truco.
Esses sinais são úteis apenas contra jogadores novatos, mas adversários experientes conhecem todas as táticas padrão, o ideal é desenvolver seus próprios sinais com seu companheiro ou mesmo modificar os sinais tradicionais para confundir seus adversários.
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Considerações finais
De início, o truco pode parecer um jogo completo e muito desafiador por conta das suas diversas variações. Não há garantia que o jogo e regras padrão serão usados na casa de jogos ou encontro de amigos que o jogador novato escolher para testar suas habilidades.
Contudo, este guia traça um paralelo que pode ser usado tanto para o baralho tradicional como para o espanhol, de forma que o jogador pode captar com facilidade as adaptações e variações antes de iniciar os jogos. É importante que os jogadores novatos discutam as regras dos jogos antes de qualquer partida, principalmente naquelas em que houver apostas envolvidas. No mais, o truco é um jogo amplamente acessível e divertido de aprender a jogar e aproveitar com amigos. Mas que exige prática e habilidade para que seja dominado.