Confira um pouco da história e curiosidades sobre o Estádio Maria Lamas Farache.
Se você conhece a cidade de Natal, no Rio Grande do Norte, com certeza já se deparou com o Estádio Maria Lamas Farache, localizado no Complexo Sócio-Esportivo Vicente Farache, na Rota do Sol (RN-063), em Ponta Negra, região turística de Natal. O Estádio é realmente muito impressionante, sustentando uma fachada imponente e um design moderno, projetado para que os torcedores possam usufruir de muito conforto e praticidade.
O Estádio é a casa do ABC Futebol Clube e mantém uma agenda em constante atividade. Moradores, torcedores e apoiadores do ABC de Natal consideram o empreendimento do Estádio uma grande conquista para o futebol nordestino, enriquecendo ainda mais a cidade com campeonatos e eventos memoráveis.
O Estádio Maria Lamas Farache ou, como é popularmente conhecido, o Frasqueirão, possui uma praça de alimentação, uma loja com produtos para torcedores do ABC Futebol Clube, e ainda conta com 16 camarotes e dois elevadores. Sua capacidade é de aproximadamente 16 mil espectadores. Considerando que o ABC é um dos clubes locais de maior destaque, podemos dizer que, em dias de jogos no Estádio, os torcedores natalenses não deixam a casa ficar vazia.
O Complexo Sócio-Esportivo Vicente Farache, onde o Estádio é abrigado, também conta com outras construções, como: um campo de treino que comporta uma arquibancada para 1.500 espectadores, a Sede Social e Administrativa do Clube, um espaço de concentração dos profissionais, equipado com apartamentos, refeitório, departamento médico, sala de musculação, dentre outros setores, e ainda dois campos de treinamento menores, também munidos de apartamentos e refeitórios.
História do Estádio Maria Lamas Farache:
- A construção do Estádio durou por volta de seis anos, e sua obra foi feita com fundos do próprio clube.
- Sua inauguração foi muito aguardada por torcedor e jogadores do ABC Futebol Clube. Eles ansiavam por uma casa própria onde pudessem treinar com orgulho.
- A inauguração do Frasqueirão ocorreu em janeiro de 2006, com um jogo de estreia entre o ABC e Alecrim do RN. O placar final marcou empate de 1×1.
- O projeto do Estádio previa originalmente quatro módulos. Porém, somente dois deles estavam ativos na época da inauguração. Contudo, atualmente, o Estádio já foi capaz de inaugurar completamente todos os quatro módulos. Assim, o ABC já começou a planejar uma ampliação de sua capacidade, supostamente duplicando seus módulos e tornando-se capaz de receber até 30 mil pessoas.
- Os módulos são compostos por construções independentes que contêm uma arquibancada e as instalações associadas, como bares, camarotes, praça de alimentação, cabines de imprensa, dentre outros setores.
- O Frasqueirão, nome carinhoso dado ao Estádio, tem presenteado os torcedores com muitos momentos emocionantes, como os jogos de Campeonatos Estaduais de 2017 a 2011.
- Além disto, o Estádio vivenciou grandes marcos do ABC, como a conquista do título de Campeão Brasileiro da Série C, em 2010.
- O Estádio recebeu a autorização da FIFA, em 2014, para os treinos das Seleções da Itália e Seleção do Uruguai, pois estas participaram da Copa do Mundo da FIFA, que ocorreu no Brasil neste referido ano.
Curiosidades sobre o Frasqueirão:
- Muitas pessoas ficam curiosas a respeito do nome do Estádio Maria Lamas Farache e também do apelido Frasqueirão. Na verdade, a resposta é simples. O nome Maria Lamas Farache foi uma homenagem a uma empresária chilena e grande incentivadora do ABC. Além disto, trata-se da esposa do ex-treinador do ABC Futebol Clube, Vicente Farache.
- Por outro lado, o nome Frasqueirão tem a ver com o apelido dado à torcida do ABC Futebol Clube, denominado “Frasqueira”. Este apelido deriva da forma pejorativa como a torcida era referenciada pelos rivais locais em tempos remotos. Devido às suas cores, a torcida também é chamada “alvinegra”.
- O nome “Frasqueira” é um substantivo que denomina a parte dos navios negreiros onde os escravos capturados eram transportados. Contudo, os alvinegros levaram o apelido “na esportiva” e o adotaram para se autoidentificarem.
- Uma outra curiosidade é que o Estádio Maria Lamas Farache reserva assentos exclusivos para os sócios torcedores, guardando assentos com os números e os nomes de cada sócio comprador. Esta é uma maneira do clube incentivar a participação da comunidade na manutenção do Estádio e do próprio clube.
- Apesar de comportar o limite de 16 mil torcedores, o Frasqueirão já abrigou números mais elevados de espectadores. Em 2010, durante o Campeonato Potiguar, o jogo entre o ABC e o Corintians de Caicó atingiu a impressionante lotação de 17.857 pessoas, tendo sido concluído com o placar final de 2×1 para o Corintians de Caicó.
- Neste mesmo ano, durante o Campeonato Brasileiro, Série C, o jogo entre o ABC e o time paraense Águia de Marabá obteve um público notavelmente elevado: 17.040 torcedores. A partida foi concluída com o placar final de 3×1, sendo a vitória do ABC.
Concluindo, o Estádio Maria Lamas Farache destaca-se como um marco no futebol potiguar, pela sua inovação e seu grande poder para congregar torcedores e jogadores, tornando-se um espaço único, erguido, com orgulho, em nome da arte e do brilho daquele que é o jogo mais querido do povo brasileiro.