O truco é um jogo de cartas popular no Brasil. A sua origem é incerta, com algumas vertentes direcionando a sua criação para a Inglaterra. Porém, seja de onde estiver vindo, esse é um jogo que permaneceu popular por centenas de anos.
Seja você um novato querendo melhorar as suas habilidades ou um jogador já experiente, as nossas estratégias vencedoras no truco vão adicionar um frescor de novidade para você e imprevisibilidade para os seus oponentes!
5 Melhores Dicas Para Ganhar Sempre no Truco
1. Use a Psicologia a Seu Favor Com o Blefe
Assim como muitos outros jogos de cartas, a estratégia do blefe é fundamental para ter sucesso e vencer rodadas. Mesmo com cartas fracas, você pode fazer os seus oponentes acreditarem que você tem um jogo matador nas mãos. Pode parecer banal, mas é verdade: truco é um jogo psicológico.
Além do blefe, há também a importância de conhecer o perfil de cada jogador. Se você joga com as mesmas pessoas com frequência, então já deve ter uma noção de como eles agem e blefam. Porém, você pode ir ainda mais fundo.
Analise detalhadamente como são os blefes dos seus oponentes, como as suas expressões faciais agem durante as rodadas. Além disso, preste atenção na estratégia de jogo em si. Eles aceitam os pedidos trucos? Como eles apostam? Com conhecimentos assim, você terá muita vantagem!
2. Mantenha a Calme e Fique Atento à Quantidade de Pontos Que Possui
Nunca se exalte e jogue sem pensar estrategicamente. Considere todas as suas jogadas uma partida de cada vez e mantenha o autocontrole. Além disso, sempre tenha em mente a quantidade de pontos da sua equipe. Pedir truco no momento certo pode mudar completamente a situação do jogo.
Com todas essas informações, além de se manter mais calmo e focado, você pode analisar quais estratégias valem a pena arriscar, como aumentar a aposta e garantir mais pontos. Calma e foco!
Leia Mais: Truco: Passo a Passo de Como Jogar
3. Não Je Esqueça: Truco é Um jogo de Equipe
Pois é, muitos ignoram esse fato. Não jogue como se fosse apenas você no time. Planejar e se comunicar com seu aliado é uma estratégia subestimada e não tão usada quanto deveria. Além disso, o blefe não precisa ser individual. Vocês podem fazê-lo juntos, fazendo uma pressão ainda maior contra os seus oponentes.
Escolha um aliado que complemente as suas estratégias. Isso fará com que os seus pontos fracos sejam os fortes dele, e vice-versa. Assim, juntos, vocês terão uma gama maior de qualidades e poucos pontos fracos potencialmente exploráveis pelos seus oponentes.
Há sinais que você e seus aliados podem combinar para passar informações valiosas durante a rodada sem que seus oponentes saibam. Por exemplo:
- Coçar a sobrancelha quando você não tiver cartas boas;
- Coçar o peito quando tiver boas cartas;
- Tossir de leve para dizer que quer pedir truco, e muito mais.
Como você viu, são quase infinitas as possibilidades de planejar sinais e garantir uma boa comunicação com a sua equipe. Essa é uma das nossas dicas mais valiosas: não subestime jogadas unidas! Essa é uma das grandes estratégias vencedoras no truco!
Leitura Sugerida: Guia Completo de Truco
4. Conheça de Cor as Cartas e Como Usá-las Estrategicamente
Pode parecer óbvio, mas não é. Conhecer bem todas as cartas e como e quando as jogar requer prática e sabedoria, não apenas conhecimento. Estude os naipes, a ordem de cartas para sempre saber qual jogar nas rodadas e se dar bem. Aqui está a ordem dos naipes, da mais fraca para a mais forte: Ouros, Espada, Copas e Paus.
Tradicionalmente no truco, são utilizadas 40 cartas das 52 presentes em um baralho cheio normal. As cartas 8, 9, 10 e Joker são retiradas. Na ordem de mais fraca até mais forte, são elas: 4, 5, 6, 7, Dama, Valete, Rei, Ás, 2 e 3.
Porém, tenha sempre em mente a manilha, carta seguinte da virada. Ela é mais forte numericamente. Mas em um caso de empate, o seu naipe vai definir o vencedor. Daremos um exemplo. O seu oponente joga a manilha da rodada, 3, mas de naipe Copas. Você joga a carta 3 de naipe Paus. Você ganha, porque o seu naipe é mais forte.
Leia Mais: Como Jogar Buraco: Regras e Passo a Passo com Imagens
5. Não Aceite Todos os Trucos Dos Seus Oponentes
Lembre-se: os seus oponentes também blefam. Usando todas as nossas dicas, você estará preparado para reconhecer quando seus oponentes podem estar blefando. Assim, você pode recusar o pedido de truco com confiança. Pode dar ansiedade, mas confie nos seus instintos.
Além disso, caso seus oponentes peçam truco e você tenha cartas fracas, não tenha medo de fugir. Uma mão de truco vale 3 pontos, vale destacar. Então, um erro com esse nível de consequência é totalmente evitável quando você se preparar e não aceitar pedidos de trucos. Melhor os oponentes ganharem 1 ponto ao invés de 3, não?
Pronto, agora você possui 5 estratégias vencedoras no truco. Portanto, pratique, e muito! Truco requer muito conhecimento psicológico de seus oponentes, das cartas, naipes, e como usar as regras do jogo a seu favor.
Seguindo as nossas dicas, você estará em uma boa vantagem contra o jogador médio. Compartilhe este texto com seus aliados frequentes, para eles também ficaram por dentro das suas estratégias!