No Brasil, o futebol é considerado muito mais do que apenas um esporte, é um modo de vida e uma paixão. Esse amor acaba sendo além dos jogos em si, mas também dos seus locais, conhecidos como estádios. Eles possuem momentos históricos que se transformam em memórias afetivas para sempre. Com o Estádio Urbano Caldeira, isso não é diferente.
Sendo um fanático do futebol, você deseja conhecer mais sobre o Estádio Urbano Caldeira, saber a sua história, importância histórica para o local onde está, e o que o futuro reserva para ele? Então, continue lendo este texto, pois responderemos todas essas questões e mais!
QUAL É A HISTÓRIA DO ESTÁDIO URBANO CALDEIRA?
O Estádio Urbano Caldeira, também conhecido como Vila Belmiro, fica no bairro de mesmo nome, na cidade Santos, em São Paulo. Trata-se de um dos estádios mais antigos do país, sendo inaugurado inicialmente em 1916. O Estádio Urbano Caldeira atualmente pertence ao Santos Futebol Clube, time local. A sua capacidade é de um pouco mais de 20 mil pessoas.
O Estádio Urbano Caldeira existe graças ao Urbano Caldeira, o primeiro secretário que fez com que o estádio existisse. Em razão disso, após o falecimento de Caldeira em 1933, o seu nome foi homenageado e inserido no nome do estádio. Ele procurou diversos terrenos para que fosse criado um estádio de futebol, chegando no bairro que futuramente seria conhecido como Vila Belmiro.
O Estádio Urbano Caldeira foi inaugurado em 12 de outubro de 1916, porém, devido a questões climáticas, uma chuva forte chegou na cidade e fez com que a partida entre Santos e Ypiranga fosse adiada para o dia 22 do mesmo mês. O time Santos acabou ganhando o jogo por 2 a 1, com o primeiro gol feito no estádio sendo feito pelo jogador Adolpho Millon Júnior.
Porém, o grande destaque do Estádio Urbano Caldeira é devido a sua presença forte durante a chamada “Era Pelé”, no qual o Pelé estava no seu auge, cometendo diversos gols. Em razão disso, o time Santos ficou anos sem perder uma partida sequer no seu estádio. Por exemplo, em 1964, houve uma partida no Estádio Urbano Caldeira em que Pelé marcou 8 gols contra o time Botafogo-SP com a partida finalizando com o impressionante placar de 11 a 0. Em razão de partidas históricas como essa, o estádio ganhou o apelido na época de “Alçapão da Vila”.
Contudo, o Estádio Urbano Caldeira tinha os seus problemas. A sua grama não era da melhor qualidade, o que acabava afetando as partidas. Além disso, demorou anos para se instalarem sistemas de iluminação, fazendo com que partidas à noite se tornassem possíveis.
Por fim, apesar de não ser uma surpresa, o jogado que mais acertou gols na história do Estádio Urbano Caldeira foi Pelé, com um total de 288 gols.
QUAL É A IMPORTÂNCIA DO ESTÁDIO URBANO CALDEIRA?
O Estádio Urbano Caldeira possui uma importância tanto pelas suas partidas de futebol quanto pelos outros eventos culturais que ele já deu palco. Como citamos brevemente acima, o jogador Pelé, considerado um dos maiores jogadores de futebol de todos os tempos, teve uma jornada impressionante no Estádio Urbano Caldeira, atuando de forma exemplar e marcando quase 300 gols durante a sua carreira.
Além disso, o Estádio Urbano Caldeira já foi palco de diversos eventos culturais, dando espaço importante para momentos culturais ricos, indo além do futebol. Por exemplo, o Estádio Urbano Caldeira já recebeu artistas musicais como Charlie Brown Jr., Menudo, Luan Santana e o grupo Carrossel. Por fim, em 2010, o estádio foi palco da sua primeira partida de futebol americano, do torneio Touchdown. Entre os times que jogaram, o Santos Tsunami, time de futebol americano do clube Santos, foi um deles.
Por fim, o Estádio Urbano Caldeira também foi palco de partidas da Copa do Mundo. Em 2014, o time da Costa Rica deu um verdadeiro show de habilidades, sendo até hoje considerada a sua melhor atuação em uma Copa do Mundo.
COMO ESTÁ O ESTÁDIO URBANO CALDEIRA ATUALMENTE?
O Estádio Urbano Caldeira tem passado por reformas que melhoraram as suas estruturas, incluindo o seu gramado e a adição de iluminação. Além disso, nos anos de 1997 e 2018, o estádio teve as suas estruturas expandidas, tornando-se mais completo e moderno. Apesar de ser famoso e ter uma importância histórica, o Estádio Urbano Caldeira foi por muito tempo criticado por não ter boas estruturas e gramado, afetando a experiência tanto dos jogadores quanto dos torcedores.
Felizmente, isso tem melhorado, e a tendência é de que isso continue ocorrendo, com mais partidas de campeonatos e copas no seu futuro. Atualmente, o Estádio Urbano Caldeira tem uma crescente importância para a economia local, garantindo visitantes e um maior comércio para a área, melhorando a vida dos seus moradores e trazendo eventos culturais.
PERGUNTAS FREQUENTES
QUAL FOI A PARTIDA MAIS IMPORTANTE ATÉ HOJE DO ESTÁDIO URBANO CALDEIRA?
Em termos de gols feitos em uma única partida no Estádio Urbano Caldeira, ela ocorreu em 1959, e de modo surpreendente, Pelé não participou, porque estava com uma lesão. A partida foi entre Santos e Ponte Preta, e o placar final foi de 12 a 1. O jogador Coutinho, uma estrela em ascensão na época, tinha apenas 16 anos e fez 5 gols na partida.
O ESTÁDIO URBANO CALDEIRA ESTÁ ABERTO ATUALMENTE?
Sim, o Estádio Urbano Caldeira está aberto para jogos e ao público, possuindo lojas com itens especiais do clube Santos.
QUAL FOI A CAPACIDADE MÁXIMA QUE O ESTÁDIO URBANO CALDEIRA SUPORTOU NA SUA HISTÓRIA?
A partida de 20 de setembro de 1964, entre Santos e Corinthians, no Estádio Urbano Caldeira, teve um público de 32.986 pessoas, sendo um recorde até hoje não atingido novamente.
Com essas informações completas sobre o Estádio Urbano Caldeira, você certamente está com um conhecimento mais denso sobre esse esporte tão amado pelos brasileiros. Conhece outros fanáticos pelo futebol que gostariam de saber mais sobre o Estádio Urbano Caldeira? Então, compartilhe este texto com eles!