Um dos jogos mais divertidos e populares dos últimos tempos é o jogo Imagem e Ação. Se você quer animar sua reunião de amigos, ou até mesmo entreter seus convidados em uma festa, inclua um momento para jogar Imagem e Ação. Sem dúvida, será um sucesso, pois este jogo libera o poder criativo e até mesmo as habilidades artísticas dos jogadores envolvidos.
O jogo Imagem e Ação foi adaptado do jogo americano Pictionary, criado em 1985 por Robert Angel. O Pictionary fez muito sucesso em shows de televisão nos famosos programas de auditório. O jogo é tão dinâmico e estimulante que deixava o público alucinado com as adivinhações.
No Brasil, o jogo é realmente uma febre. E, se você quer aproveitar melhor as partidas deste jogo, fique atento ao passo a passo e às regras de como jogar Imagem e Ação.
Imagem e Ação Como Jogar:
Preparação do jogo:
- Neste jogo, quanto mais jogadores nas equipes, mais divertido ele fica.
- A dinâmica do jogo envolve a formação de duas a quatro equipes. Cada equipe deve ter, pelo menos, quatro jogadores.
- O jogo contém um tabuleiro com diversas casas que devem ser percorridas pelas equipes, um conjunto de 198 cartas, contendo palavras e expressões, quatro peões, uma ampulheta, dois dados, sendo um de letras e outros de números, e um manual de instruções.
- Além destes materiais, será necessário papel e lápis, para desenhar as adivinhações.
Categorias das cartas:
- No conjunto de cartas do jogo Imagem e Ação, estão escritas diversas palavras divididas em categorias. O desenhista da vez deve pegar uma carta do conjunto de cartas e ler a palavra cuja letra pertença a uma categoria.
- As categorias são:
- P: pessoa, lugar, animal.
- O: objetos ou coisas em geral.
- A: ação, verbos, expressões.
- D: palavras difíceis de todas as categorias.
- L: lazer, livros, filmes, jogos, artes, dança, etc.
- M: palavras de todas as categorias.
Passo a Passo do Jogo:
No Imagem e Ação, vence quem alcançar primeiro a última casa e acertar a adivinhação. Vamos conferir, a seguir, os passos do jogo:
- Os jogadores colocam os peões na casa de início do tabuleiro.
- É estabelecido aqueles que serão os primeiros desenhistas, um de cada equipe.
- No Imagem e Ação, é possível escolher entre desenhos ou mímicas. Contudo, esta escolha deverá ser feita antes de começar o jogo.
- O jogo começa na casa de início do tabuleiro, onde é permitido todos jogarem. Ou seja, as equipes jogam ao mesmo tempo.
- Neste caso, não é necessário utilizar o dado de letras. O desenhista pega uma carta do topo de cartas e secretamente vê a palavra da categoria M (todas as categorias), e então passa a carta para os desenhistas das outras equipes, que farão o mesmo. Esta etapa sem dado funciona somente na primeira jogada.
- Depois de consultar a palavra da categoria certa, vira-se a ampulheta para contar o tempo. Os desenhistas começam a desenhar formas e figuras para que suas equipes adivinhem a palavra secreta, respeitando o tempo da ampulheta.
- Se ninguém acertar, retira-se outra carta.
- Se uma equipe acertar a palavra, o dado numérico é sorteado, e os jogadores avançam nas casas do tabuleiro.
- A mesma equipe continua o jogo até errar e passar para a outra equipe.
- Nas próximas jogadas seguem-se as mesmas etapas: o jogador sorteia a letra da categoria com o dado de letras, pega uma carta e lê a palavra. Vira a ampulheta para contar o tempo e desenha para que sua equipe possa adivinhar, até o tempo acabar.
- No tabuleiro do Imagem e Ação, algumas casas são comuns. Neste caso, só uma equipe pode jogar. Em outras casas, todavia, todos podem jogar. Neste caso, as equipes jogam ao mesmo tempo.
- Nos casos onde todos podem jogar, algumas situações podem ocorrer:
- Só uma equipe acerta. Ela avança jogando o dado de números.
- Duas ou mais equipes empatam, ou seja, acertam. As equipes tiram uma outra carta e fazem uma nova rodada.
- Se ninguém acertar, o jogo segue com a equipe à esquerda da equipe que jogou da última vez.
Regras importantes:
- Para que todos os jogadores possam participar integralmente do jogo, o papel de desenhista deve ser revesado entre os integrantes da equipe. Sendo que, não é permitido pular a sua vez de desenhar a adivinhação.
- Ao demonstrar através de desenhos a palavra sorteada no jogo, é proibido falar, gesticular, bem como escrever letras ou números no papel do desenho.
- Porém, é permitido, no jogo, trocar o desenho pela mímica. Sendo assim, neste caso, a mímica será possível.
- É importante combinar entre as equipes quando uma adivinhação será considerada correta e definir com precisão estes critérios de avaliação.
Uma observação importante é que, no Brasil, encontramos versões diferentes do Imagem e Ação. Apesar de todas as versões manterem as mesmas regras e modo de jogar, o que muda são as temáticas, que são atualizadas ou adaptadas para uma faixa etária mais jovem. Este é o caso do Imagem e Ação Júnior ou o Imagem e Ação no Limite, vez que este último inclui mais palavras e é mais avançado nos desafios.
Este jogo, com certeza, vai lhe trazer muitos momentos de alegria e, de quebra, vai desenvolver sua criatividade, capacidade artística e de expressão, sua lógica e ainda seu poder de adivinhação. Agora que você já aprendeu todas as regras e o passo a passo de como jogar, que tal chamar seus amigos e iniciar uma partida?