A origem do jogo canastra
A canastra, palavra que vem da língua espanhola e significa, literalmente, “cesto”, é um jogo de cartas que também pode ser chamado de tranca. Tendo sido jogado pela primeira vez no Uruguai na década de 30, o jogo foi se desenvolvendo de forma variada ao redor da América Latina, inclusive no Brasil.
Fundamentos do jogo de canastra
O jogo de canastra pode ser jogado com quatro (4) jogadores divididos em duas (2) duplas. O objetivo do jogo está na pontuação: ganha a primeira dupla que bater quatro mil (4000) pontos. O canastra é tipo de jogo que utiliza dois baralhos: ambos de cinquenta e duas (52) cartas mais quatro (4) cartas “joker” ou “curingas”, totalizando cento e oito (108) cartas.
Inicio do jogo de canastra
Como visto, o jogo de canastra é feito de duas duplas de dois jogadores. Para poder elencar os pares, é necessário sortear ao tirar cartas do baralho, da seguinte forma:
- Embaralhe as cartas e forme uma pilha no centro da mesa;
- Cada jogador deve retirar uma carta e deixá-la aberta na mesa para que todos possam vê-la.
- Somente para definir os pares, é importante seguir a regra de hierarquia dos naipes: do maior para o menor; espadas, copas, ouros e paus;
- Dessa forma, os jogadores que retirarem as cartas mais altas formam uma dupla e os que tirarem as menores formam a outra.
Logo após as duplas serem escolhidas é necessário embaralhar os dois baralhos com os jokers mencionados. Importante observar que, para a distribuição das cartas, deve-se atentar para que seja feita em sentido horário (ou seja, o primeiro jogador a receber é o da esquerda e o último, o da direita). Outro ponto fundamental é que as cartas devem ser distribuídas com a face virada para baixo.
Cada jogador no jogo de canastra deve ficar com onze (11) cartas, pois é necessário que sobre uma quantidade específica de cartas que ficarão no centro da mesa, para que os jogadores possam comprar em sua vez.
Pilha de “lixo” do jogo de canastra
Em relação ao “lixo”, isto é, as cartas que são descartadas do monte central no jogo de canastra, eis algumas observações:
- O monte central é como uma impressora, que fornece novas cartas quando o jogador necessita. Porém, como o exemplo da impressora, em algum momento não será mais possível fornecer novas cartas;
- Antes de iniciar o jogo de canastra, uma carta do monte central deve ser descartada para o lixo, com a face virada para cima. (Observação: caso a carta virada seja um trunfo, ou seja, as cartas 2 e 3 vermelhas ou um curinga, deve-se continuar pegando as cartas do monte central até que apareça uma carta natural, ou seja, não-trunfo);
- Caso um jogador de canastra necessite de alguma carta da pilha do lixo, ele deverá pegar todo o monte para si.
Como jogar as primeiras rodadas no jogo de canastra
Agora que as duplas foram escolhidas, as cartas distribuídas e algumas regras gerais entendidas, já podemos voltar nossa atenção para a primeira rodada do jogo de canastra.
Aqui estão algumas considerações a respeito de sua primeira rodada no tranca:
- O primeiro jogador a jogar será sempre o da esquerda de quem deu as cartas. (Observação: assim como na distribuição de cartas, o jogo também irá passar de jogador a jogador no sentido horário, isto é, da esquerda para a direita de quem distribui as cartas);
- A cada início de jogada, o jogador, na sua vez, deve começar comprando uma carta ou do monte central ou do “lixo”;
- Uma regra importante do canastra: se por acaso um jogador tirar um 3 de coração ou ouros, este deverá ser descartado no “lixo” e o jogador deverá retirar outra carta do monte central;
- Ao final da rodada, todo jogador deve, obrigatoriamente, descartar uma carta para a pilha de “lixo”;
- Em relação ao monte do “lixo”, você tem a opção de tomar para si a carta de cima (que o jogador anterior descartou). Mas tenha em mente que você só poderá pegar essa carta se utilizá-la logo em seguida, na mesma rodada, para somar pontos. Outro detalhe importante é que não é possível retirar apenas uma carta do “lixo”, mas obrigatoriamente todas as cartas que foram descartadas até então.
Como pontuar no jogo de canastra
Para um jogador começar a pontuar no jogo de canastra ele deverá combinar cartas em grupos específicos de no mínimo três (3) cartas cada. Para essas combinações você deve juntar cartas que sejam do mesmo número ou figura (como três valetes, um de ouros, outro de copas e outro de espadas).
Aqui estão listadas as pontuações possíveis:
- Cartas cujo número seja quatro (4), cinco (5), seis (6) ou sete (7) valem somente cinco (5) pontos;
- Uma carta de número três (3) que seja do naipe de paus ou de espadas vale cinco (5) pontos;
- Cartas oito (8), nove (9), dez (10), valete (J), dama (Q) ou rei (K) valem dez (10) pontos;
- Uma carta ‘ás’ ou uma carta que tenha o número dois (2) valem vinte (20) pontos;
- Uma carta curinga (joker) vale cinquenta (50) pontos;
- Uma carta três (3) de ouros ou coração vale cem (100) pontos.
Dessa forma, antes de um jogador de canastra juntar um grupo específico de cartas na mesa, a pontuação de sua mão, ao somar cada carta, deve ter no mínimo 50 pontos; após totalizar 1500 pontos o mínimo se torna 90 pontos e, quando tiver 3000, o mínimo será de 120 pontos.
A “canastra” ocorre quando um jogador realiza uma combinação de em um grupo de sete (7) cartas. Eis algumas considerações:
- As cartas “trunfo” podem ser utilizadas para completar combinações, caso o jogador não tenha as cartas que lhe faltam.
- A canastra “natural” é o conjunto de sete cartas que não apresenta nenhum trunfo.
- A canastra “suja” é o conjunto de sete cartas que apresenta um ou mais trunfos.
Como finalizar um jogo de canastra
O jogo de canastra pode acabar de diversas formas, dentre elas:
- Quando o monte central não tiver mais cartas;
- Quando todos os jogadores da mesa terminarem suas combinações, também conhecido como “bater” as suas cartas;
- Quando um jogador tiver mais de uma carta em sua mão e não tiver nenhuma carta na pilha de “lixo”.
Portanto, ao finalizar o jogo de canastra, é necessário realizar o somatório da pontuação de cada dupla para definir o par ganhador do jogo, que será definido da seguinte forma:
- Cada jogador de canastra deve realizar o somatório das pontuações das cartas que foram postas em combinações na mesa e subtrair esse valor das pontuações das cartas que restaram em sua mão ao final do jogo.
- Além das pontuações das cartas, há também as pontuações das canastras: trezentos (300) pontos para as “naturais” e quinhentos (500) para as “sujas”.
- Caso um jogador não tenha ficado com nenhuma carta na mão, receberá uma pontuação adicional de cem (100) pontos; caso tenha limpado sua mão em apenas uma rodada, esse valor será de duzentos (200) pontos.
- Uma carta três (3) de ouro ou coração que restou na mão vale um prejuízo de cem (100) pontos.
A dupla vencedora do jogo de canastra será a primeira a chegar em cinco mil (5000) pontos, independentemente do número de rodadas.