As classes em um jogo de RPG
As classes em um jogo de RPG representam a definição principal de suas ações no jogo. São as classes que ditam como seu personagem percebe e interage com o mundo do RPG, quais são suas proficiências e fraquezas, com quais armas e armaduras tem maestria e qual a sua função quando age em conjunto com outras classes.
Dessa forma, é muito importante ter em mente qual classe será escolhida para seu personagem no jogo, seja de baralho, tabuleiro ou videogame, de acordo com as características que você busca para seu entretenimento e evolução.
O bárbaro como classe no RPG
Como classe de RPG, o bárbaro é um indivíduo furioso e feroz, profundamente alimentado por uma fonte inesgotável de raiva interna, que repudia qualquer sinal de civilização e que tem sede do perigo e da ameaça constantes. O bárbaro não teme nada além da monotonia agoniante da paz.
Características do bárbaro
- Instintivo: os bárbaros abraçam sua natureza selvagem e se tornam mais vivos e aguçados em meio ao caos da batalha.
- Equipamentos: armaduras leves, escudos e armas simples e especiais.
- Qualidades: Força, Constituição, Intimidação, Natureza e Sobrevivência.
O bardo como classe no RPG
Como classe de RPG, o bardo é um poeta, um contador de histórias, um mago das palavras e da música, que as utiliza com o auxílio de seu instrumento para inspirar e motivar aliados, desmoralizar adversários, controlar mentes ao criar ilusões e, ainda, sarar ferimentos.
Características do bardo
- Versatilidade: ataques de curta à longa distância, magias, vasto conhecimento e talentosos;
- Equipamentos: armaduras leves, bestas, espadas longas e curtas;
- Qualidades: Destreza e Carisma.
O bruxo como classe no RPG
Como classe de RPG, o bruxo é um desbravador do conhecimento e da sabedoria existentes nas masmorras do mundo, um detentor de poderes sobrenaturais, sutis e espetaculares. O bruxo adquire seus conhecimentos através de seres antigos como fadas, bruxas e diversas outras entidades; ele representa um pacto com um ente de outra dimensão.
Características do bruxo
- Curiosidade: os bruxos são insaciáveis por sabedoria, sendo capazes de realizar o que for possível para alcançar o poder do conhecimento.
- Equipamentos: armaduras leves e armas simples.
- Qualidades: Sabedoria, Carisma, Investigação e Arcanismo.
O clérigo como classe no RPG
Como classe de RPG, o clérigo é a ponte entre o mundo mortal e o mundo eterno dos deuses e deusas, é o portador do poder divino, da magia que flui do mundo imortal. Clérigos são capazes de realizar milagres através somente de sua devoção e intuição poderosíssimas.
Características do clérigo
- Poder de cura: os clérigos podem curar e inspirar seus aliados com sua magia divina.
- Equipamentos: armaduras leves, escudos e armas simples.
- Qualidades: Sabedoria, Carisma, Medicina e Intuição.
O druida como classe no RPG
Como classe de RPG, o druida é a expressão mágica da natureza, da espiritualidade mística, são seres que convocam e incorporam as forças elementais da flora e da fauna, com resistência, esperteza e fúria.
Características do druida
- Poder da Natureza: os druidas podem se transformar em animais e adquirir a força de diversos elementos, como o fogo e o sol.
- Equipamentos: armaduras leves, escudos, adagas, dardos, bordões e lanças.
- Qualidades: Inteligência, Sabedoria, Natureza, Percepção e Sobrevivência.
O feiticeiro como classe no RPG
Como classe de RPG, o feiticeiro não escolhe a feitiçaria, na verdade, a feitiçaria é que escolhe o feiticeiro e lhe transfere seus poderes. Ao contrário do bruxo e do clérigo, a magia faz parte de todo o corpo e espírito do feiticeiro, podendo até mesmo se tornar um caos que se manifesta de forma incontrolável e interminável.
Características do feiticeiro
- Aventureiro: os feiticeiros estão sempre em busca de uma maneira nova e potente de expressar seus imensuráveis poderes.
- Equipamentos: não utilizam armaduras, mas usam adagas, bordões e bestas leves.
- Qualidades: Constituição, Arcanismo e Persuasão.
O guerreiro como classe no RPG
Como classe de RPG, o guerreiro é um gladiador em sua cota de malha, com seu escudo, suas cimitarras, sua espada brilhante; é um cavaleiro, um conquistador, um campeão, um soldado de elite, um mercenário. O guerreiro é qualquer herói que detém uma maestria suprema com as armas e armaduras, um vasto conhecimento e uma enorme habilidade de batalha.
Características do guerreiro
- Especialista de Combate: os guerreiros são especialistas em qualquer modalidade de batalha e sabem utilizar qualquer arma ou armadura com total esmero e eficácia.
- Equipamentos: todas as armaduras e escudos e armas especiais.
- Qualidades: Força, Constituição, Atletismo, Acrobacia e Sobrevivência.
O gatuno como classe no RPG
Como classe de RPG, o gatuno é um ser astuto, perspicaz e furtivo que se aproveita das vulnerabilidades adversárias em qualquer ocasião. Para o gatuno, não existem problemas, apenas soluções; não existe força bruta, mas apenas astúcia, afinal, um ataque preciso no ponto fraco é certamente mais letal que uma cansativa desferida de golpes.
Características do gatuno
- Furtividade: os gatunos são especialistas em viver nas sombras, sendo peritos em masmorras, escaladas, armadilhas e labirintos.
- Equipamentos: armaduras leves, bestas de mão, espadas longas e curtas.
- Qualidades: Destreza, Acrobacia, Furtividade, Intimidação e Persuasão.
O mago como classe no RPG
Como classe de RPG, o mago é um enigmático e misterioso usuário de magia, que vive e morre por ela, que aprende magias de outros magos e de quaisquer escrituras, sendo capaz de conjurá-las em quaisquer circunstâncias de infinitas maneiras: ao estalar de dedos, inscrevendo um círculo no chão, lançando um punhado de pó, com sinais secretos e dialetos obscuros, criando portais, invocando monstros e até mesmo transformando substâncias em outras.
Características do mago
- Estudioso: os magos são fascinados por conhecimento, pois o poder da magia os induz a constantemente dominar seus rastros desconhecidos.
- Equipamentos: não utilizam armaduras, mas utilizam adagas, dardos, bordões e bestas leves.
- Qualidades: Inteligência, Sabedoria, Arcanismo, História, Medicina e Religião.
O paladino como classe no RPG
Como classe de RPG, o paladino é a expressão máxima da união do bem contra as forças odiosas do mal. O paladino é aquele que se forma por meio de um juramento, diante de um altar divino, uma fogueira sagrada ou até mesmo em um momento desesperador. Seja como for, o juramento de um paladino é o laço mais poderoso do universo.
Características do paladino
- Justiceiro: os paladinos são unidos em prol da justiça e da integridade contra a invasão das trevas.
- Equipamentos: todas as armaduras e escudos, armas simples e especiais.
- Qualidades: Sabedoria, Atletismo, Intimidação, Intuição e Religião.