As posições das peças no tabuleiro de xadrez
As peças de xadrez têm posições pré-definidas no tabuleiro de xadrez antes do jogo iniciar:
- Os peões são posicionados na segunda fila em frente ao enxadrista, que formam uma muralha que protege as peças principais;
- As torres devem ser posicionadas uma em cada canto da primeira fila em frente ao enxadrista, como fortalezas que protegem os flancos do exército;
- Os cavalos devem seguir as torres, sendo posicionados ao lado dessas, como prontos para serem montados;
- Os bispos são posicionados ao lado de cada cavalo, ao alcance dos cavalheiros que serão abençoados para a batalha;
- A rainha deve ser posicionada em uma das duas casas que ainda estão disponíveis. Para definir sua posição, escolha de acordo com a cor de seu exército: a rainha branca deve ser posta na casa branca.
- O rei será posicionado, então, na última casa disponível, ao lado da rainha; perceba que o seu rei estará do lado oposto ao do rei adversário.
A notação do xadrez
A notação do xadrez é como uma linguagem, ou código. Não é à toa que diversos enxadristas experientes utilizaram seu conhecimento para decodificar mensagens alemãs na Segunda Guerra Mundial.
Sim, aprender a notação do xadrez é fundamental para se desempenhar bem no jogo e estar em constante evolução; não abra mão desse conhecimento!
Notação do tabuleiro e das peças no xadrez
O primeiro “vocabulário” da notação de xadrez que seria como o abecedário do português é o diagrama do tabuleiro, onde:
- As filas são demarcadas por números de 1 a 8: 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8.
- As colunas são demarcadas por letras minúsculas de ‘a’ a ‘h’: a, b, c, d, e, f, g, h.
Além disso, como termos de referência, temos:
- A fila demarcada pelo número 1 é referenciada como sendo a linha do tabuleiro em que o exército branco está situado;
- A fila demarcada pelo número 8 é referenciada como sendo a linha do tabuleiro em que o exército preto está situado.
Além disso, é necessário também denominar como cada peça é escrita na notação do xadrez, sendo, basicamente, a abreviatura pela primeira letra:
- R: Rei;
- D: Dama;
- T: Torre;
- B: Bispo;
- C: Cavalo;
- P: Peão (a notação padrão não utiliza a linguagem para o Peão, sendo ela omitida).
Notação de movimento e captura no xadrez
Após aprender a notação do tabuleiro e das peças, você já pode aprender a anotar os movimentos do jogo; para isso, é necessário nomear a casa para a qual a peça se movimentará, por exemplo:
- Td4, que significa: “a torre se movimenta para a casa d4”.
- h5, que significa: “o peão se movimenta para a casa h5”.
É importante observar alguns pontos. Primeiro, podemos notar que a notação da peça sempre precede a casa para a qual se desloca (com exceção do peão, que, como vimos, já está subentendido). Segundo, pode-se perceber que as colunas sempre precedem as filas (as letras precedem os números).
Além disso, perceba que não foi necessário especificar qual das torres e qual dos peões se movimentam para suas respectivas casas. Basicamente, quando se nomeia para qual casa aquela torre está se dirigindo, é bastante provável que somente uma das torres consiga se deslocar para aquela posição.
Há, em alguns raros casos, o que são chamados de “movimentos ambíguos”, isto é, quando não se pode concluir qual das peças deverá se mudar para a posição referida. Esses casos acontecem com mais frequência com torres e cavalos. Caso isso ocorra, a notação correta deve identificar também de que casa a peça está se deslocando. Por exemplo:
- T2h4, que significa: “a torre se movimenta da casa h2 para a casa h4”.
Uma vez entendida a notação dos movimentos das peças, é possível aprender a notação de captura no xadrez. Para tanto, é bastante simples, basta acrescentar o operador ‘x’ no meio da fórmula:
- Dxc7, que significa: “a dama captura na casa c7”.
- fxg5, que significa: “o peão que vem da fila f captura na casa g5”.
Observe que, no exemplo D, a diferença entre a notação ‘Dc7’, ou seja, “dama se movimenta para a casa c7” e a notação ‘Dxc7’ é apenas o operador ‘x’, que denota a ação de captura. Além disso, no exemplo E é possível observar que, especificamente para o peão, é necessário adicionar a fila de onde a peça saiu.
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Notações adicionais do xadrez
Além das notações de tabuleiro, peças, movimentos e capturas, há algumas outras formas de identificar movimentos especiais e ações do enxadrista:
- Roques: o roque maior é definido na notação algébrica do xadrez por ‘0-0-0’; já o roque menor é anotado como ‘0-0’.
- Promoção do peão: para notificar a promoção de um peão no xadrez é necessário anotar o movimento do peão, um operador ‘=’ e a peça para a qual foi promovida. Ou seja, ‘c8=D’ significa “um peão se move para a casa c8 e é promovido para dama”.
- Xeque: o xeque no xadrez, que coloca o rei em situação de perigo, é anotado com o operador ‘+’ ao final do movimento. Dessa forma, ‘Tc5+’ significa “torre move para a casa c5 e dá xeque”.
- Xeque-mate: já a captura final do rei é demonstrada na notação algébrica com o operador ‘++’ ao final do movimento. Portanto, ‘Cc5++’ significa “cavalo move para a casa c5 e dá xeque-mate”.